Friday, November 06, 2009

RAY CONNIFF, 'S WONDERFUL.


Músico trombonista, maestro e talentoso arranjador-regente Ray Conniff nasceu no 6 de novembro de 1916 em Attleboro, Massachusetts, foi considerado o rei do easy listening, um estilo de música orquestrada, e introdutor do coro vocal como naipe da orquestra que em vez de tocar instrumentos, soltavam monossílabos repetidos, que juntos ao som de um ritmo musical contribuíram para tornar o seu estilo mundialmente famoso. Seu pai era maestro e trombonista da Jewelry City Band, onde sua mãe tocava piano, de quem herdou a paixão pela música e teve sua primeira experiência como músico de orquestra foi na Attleboro High School, onde foi educado.



Começou como trombonista e com o tempo passou a fazer arranjos até tornar-se maestro da banda local. Tornou-se músico profissional no Musical Skippers, de Dan Murphy, em Boston, e depois, mudou-se para Nova York, onde trabalhou como trombonista-arranjador de Bunny Berrigan. Começou a trabalhar com Bob Crosby e os Bobcats (1939). Depois de passar por outras orquestras, começou a fazer arranjos para o serviço de rádio das Forças Armadas (1940-1946). Deixou o Exército e passou a sustentar sua família, mulher e três filhos, como maestro free-lance e fazendo trabalhos fora da área musical.



Na década seguinte conheceu Mitch Miller, da Colúmbia Records e começou a fazer arranjos e orquestração para outros músicos e para os discos da Colúmbia. O sucesso obtido pelo músico em outros discos motivou a Colúmbia a lançar um álbum de autoria do maestro. Foi então que surgiu 'S Wonderful, que ficou na lista dos discos de maior sucesso por nove meses. Fez uma turnê de extraordinário sucesso pelas principais casas noturnas de Los Angeles e São Francisco (1960), onde começou a desenvolver o seu estilo musical.



Depois de 40 anos na Columbia Records / CBS Records / Sony Music, assinou novo contrato com a PolyGram / Universal Records and Abril Music of Brazil (1997) e lançou três álbuns: Ray Conniff Live In Rio, I Love Movies e um tributo a Frank Sinatra, intitulado My Way. Depois de seis meses com o lado direito do corpo paralisado tratando-se no Palm Springs Stroke Center, devido a um derrame, sofreu outro derrame fatal e morreu aos 85 anos, no , San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos.



No Brasil, esteve 12 vezes e onde fez sua última turnê com um série de concertos pelo país (2001) quando estava promovendo um disco Do Ray Para o Rei que fez só com arranjos orquestrais para sucessos do cantor Roberto Carlos.



Em vida ganhou nove Discos de Ouro, um Disco de Platina, um Grammy pela interpretação da música Somewhere My Love e vendeu mais de 70 milhões de cópias pelo mundo afora.

Ray faleceu em 2002.


Ray Conniff conducts his great orchestra.





Fonte - Net Saber

No comments: