Monday, November 02, 2009

PHIL WOODS, MONSTRO SAGRADO DO MAINSTREAM JAZZ


O saxofonista de jazz Phil Woods, nasceu no 2 de novembro de 1931 em Springfield, Mass. Phil Woods começou a ter lições de saxofone com a idade de 12 anos, com Harvey LaRose. Depois de se formar no colégio, ele foi para New York, onde passou um verão na Manhattan School of Music e quatro anos na Juilliard.



Suas primeiras influências foram Benny Carter, Johnny Hodges e Charlie Parker, nessa ordem. Durante os anos 50 e 60, ele se apresentou e gravou discos com bandas próprias e às vezes acompanhado do sax-altista Gene Quill. Em meados de 50, Quincy Jones contratou Phil para tocar sax-alto na big band que Dizzy Gillespie para excursionar no Oriente Médio financiado pelo U.S. State Department. Em 1959, Quincy voltou a contrata-lo para tocar em sua banda no show musical, "Free and Easy", que ficou em cartaz durante um ano.



A lista de músicos e cantores com os quais Phil Woods se apresentou ou gravou parece uma lista de super-estrelas: Billy Holiday, Benny Goodman, Bill Evans, Michel Legrand, Oliver Nelson, Thelonious Monk, Dizzy Gillespie, Charlie Barnett e Bob Brookmeyer são algumas delas. Em 1968, Phil foi morar na Europa onde formou a European Rhythm Machine.



Em 1973, Woods retornou para os Estados Unidos. Depois de uma breve estada em Los Angeles, Phil se mudou de volta para New York e lá fundou o Phil Woods Quartet. Os últimos discos de Woods pelo selo Concord são: "All Birds Children" and "Flowers for Hodges".



A música de Woods tem se tornado mais delicada e emocional. Sua música, raramente tem apelado ou feito concessões para o comercialismo do pop. Com uma discografia extensa onde poderemos encontrar mais de 100 registos, Phil Woods é considerado o melhor intérprete de saxofone alto vivo e um dos principais responsáveis pelo movimento bop no Jazz.



Os concertos do músico norte-americano são marcados por momentos de sublime improviso, incursões no jazz progressivo e pelo meio não são esquecidos alguns «standards» que fazem parte da história do jazz. Uma das personalidades mais marcantes do mainstream jazz, Phil Woods sempre oferece aos seus fiéis ouvintes uma lição de vitalidade do jazz contemporâneo.

Clique para desfrutar o sopro de Phil Woods with Strings.

http://www.youtube.com/watch?v=rH_svH2LCwY
Nota do Blogger - Meu estimado amigo e parceiro de grandes e inesquecíveis momentos musicais, Salomito Benchimol, deu-me de presente, gravações caseiras de Phil, que à ele foram ofertadas pelo grande músico, durante us festejado Festival de Jazz que aconteceu num cruzeiro maritimo pelo Caribe. Ao Salomito meu eterno agradecimento pelo mimo inestimável.

No comments: