Sunday, November 29, 2009

PAUL DESMOND, O COMPOSITOR DE "TAKE FIVE"


O jazzista saxofonista-alto Paul Desmond nasceu no 25 de novembro de 1924 em São Francisco,California, foi integrante e o principal solista do Dave Brubeck Quartet durante 16 anos.


Desmond primeiro foi um clarinetista durante o tempo em que cursou a escola secundária. Ele começou os trabalhos com o Dave Brubeck em seu grupo entre 1948-1950, mas só foi efetivado como saxofista regular do quarteto em 1951. Foi através do circuito universitário que o grupo obteve fama, passando a excursionar bo exterior.



Durante essa época compôs "Take Five", que foi o maior sucesso do grupo. Depois de sair do Brubeck Quartet em 1967, Desmond começou sua carreira como freelance, decisão que perdurou até a sua saida de cena definitivamente.


Durante sua década final de vida, ele realizou duetos com o guitarrista Jim Hall e com o saxofonista barítono Gerry Mulligan. Desmond passou a gravar discos com seu nome e entre eles se destacam álbuns como “Desmond Blue” e “Easy Living” pela RCA, "Summertime” pela A&M/Horizon, e além das bem sucedidas colaborações com Hall e Mulligan ele gravou com o Modern Jazz Quartet (regravado pelo selo Red Baron).



O musico descrevia seu estilo de tocar da seguinte maneira: "Eu penso que o tenho no fundo da minha mente e quero que meu instrumento soe como um dry martini". Falando de seu grande companheiro Dave Brubeck, nos primeiros tempos "Eu estava dando o máximo no meu alto e então aparecia Dave tocando Bartok com a mão direita e Milhaud na mão esquerda. Juntos, nós esvaziaríamos qualquer clube em menos de meia hora sem ninguém mencionar a palavra: fogo!".

Desmond faleceu em maio de 2000.

Dave Brubeck Quartet plays "Take Five" com solo de Paul Desmond

http://www.youtube.com/watch?v=faJE92phKzI




Fonte - Allmusic

No comments: