Thursday, November 12, 2009

JO STAFFORD, THE BIG BAND SINGER


A vocalista de jazz Jo Stafford, nasceu no 12 de novembro de 1917 em Coalinga na California, e foi uma cantora de big band e pop colocada na liderança da Billboard como cantora na era pré-rock (1940-54).


Depois de participar de um grupo vocal com suas irmãs, ela se juntou ao grupo “Pied Pipers” , que cantou com a orquestra de Tommy Dorsey, que incluía o jovem Frank Sinatra. O “Pied Pipers” foi contratado pela “Capitol Records” em 1943 e Stafford mais tarde casou-se com o diretor musical do selo , Paul Weston, em 1952 e com ele cantou em duo sob o nome de Jonathan e Darlene Edwards.



Naquele tempo, Stafford já havia colocado em torno de 60 gravações nas paradas de sucesso como artista solo, sendo a mais popular “You Belong to Me,” que liderou a lista da Billboard por 12 semanas em 1952. Stafford, também, emplacou um primeiro lugar em 1954 com “Make Love to Me”, o que já havia ocorrido em 1948 com “My Darling, My Darling”, um dueto com Gordon MacRae.Em 1947, Stafford apresentou-se como um cantora inovadora quando trabalhou com “Red Ingle and the Natural Seven” em uma canção chamada “Temptation (Tim-Tayshun),” sob o pseudônimo de Cinderella G. Stump.



No final dos anos 50, como Jonathan e Darlene Edwards, Stafford e seu marido Weston apresentaram um exagerado número em New Jersey típico de saguão de hotel. O álbum da dupla , em 1961, venceu em Paris o Grammy de melhor álbum de comédia.


Stafford trocou a "Capitol" pela "Columbia Records" em 1950, mas retornou para a "Capitol" em 1961. Durante sua passagem pela "Columbia", Stafford teve sua própria série musical na TV . Ela se aposentou do meio musical em 1975, entretanto ela se apresentou, em 1990, em uma cerimônia , que homenageava Frank Sinatra.


Jo faleceu em sua casa em Century City na California, em julho de 2008. A causa foi um ataque cardíaco. Ela estava com 90 anos.


Jo Satafford canta "Teach Me Tonight"





Fonte : JazzTimes / Jeff Tamarkin

No comments: