Friday, August 28, 2009

VICTOR ASSIS BRASIL, O JAZZ BRASILEIRO.


O saxofonista de jazz Victor Assis Brasil nasceu no Rio de Janeiro em 28 de Agosto de 1945. Seus primeiros instrumentos foram a gaita-de-boca e a bateria, que ganhou de presente aos 12 anos de idade. Aos 17 anos sua tia lhe deu um sax-alto e um mundo novo abriu-se à sua frente. O sax foi uma extensão do jazz que ouvia e praticava, um instrumento de maiores recursos e compatível às suas aspirações musicais.


Freqüentou o famoso Beco das Garrafas, tocando nas jam sessions dominicais do "Little Club". Também se apresentou nas jam sessions em festas familiares, que foram importantes no seu desenvolvimento de improvisador.


Em 1965 tocou na inauguração do "Clube de Jazz e Bossa" e em janeiro de 1966 gravou seu primeiro LP, "Desenhos", hoje uma peça de colecionadores. Nesse mesmo ano foi convidado a participar do Concurso Internacional de Viena, obtendo o prêmio na categoria dos saxofonistas. Ficou quase um ano na capital austríaca. Venceu um concurso como melhor solista do Festival de Jazz de Berlim, recebendo um troféu pelo triunfo.Retorna ao Brasil e se profissionaliza, vislumbrando um grande espaço para ele tocar o jazz.


Em 1967 e 1968 apresentou-se com quartetos e quintetos nos teatros, clubes e universidades do Rio de Janeiro, estendendo suas atuações a outras capitais brasileiras. Ainda em 1968 grava o disco "Trajeto", outra raridade nos dias atuais. Em 1969 ganhou uma bolsa de estudos para a famosa "Berklee School of Music", onde permaneceu cinco anos. Lá teve oportunidade de escrever arranjos de suas composições para todo tipo de formações orquestrais, ganhando inestimável experiência.


Em 1970 de férias no Brasil, gravou dois LPs: um deles, "Victor Assis Brasil toca Antonio Carlos Jobim", que marca sua estréia em discos no sax soprano, foi editado imediatamente; o outro, intitulado "Esperanto", aguardou alguns anos para ver a luz do dia.Regressando definitivamente ao Brasil em 1974, reativou sua carreira, liderando seus combos em apresentações em várias cidades. Nesse mesmo ano gravou um disco em concerto, no Teatro da Galeria.


Em 1976 com regência de Marlos Nobre apresentou sua composição "Suíte Para Sax Soprano e Cordas" com a Orquestra Sinfônica Brasileira, na Sala Cecília Meireles, do Rio de Janeiro.Em 1977 participou de concertos no Museu de Arte Moderna e na "Concha Verde", do Rio. Uma das apresentações incluiu o flautista americano Jeremy Steig.


Em 1978 foi um dos maiores sucessos do Festival de Jazz de São Paulo, entusiasmou público, músicos e críticos(José Domingos Raffaelli). Victor Assis Brasil produziu sua grande obra da maturidade a partir de 1979, com as gravações do quarteto e quinteto, além do show ao vivo no MAM com Luiz Eça.


Mas o destino nos privou da sua presença no dia 14 de abril de 1981 e o jazz brasileiro abriu uma grande e irrecuperável lacuna musical.
Click para ve-lo desenvolvendo "Love for Sale" de Cole Porter.

No comments: