Friday, August 21, 2009

COUNT BASIE, ONE O'CLOCK JUMP.


O bandleader, pianista,organista e compositor William "Count " Basie, nascido no 21 de Agosto de 1908, em Red Bank, Nova Jersey é sinônimo de big band, assim como Duke Ellington.


Começou com pianista em um cinema, tocou com os Blue Devils do contrabaixista Walter Page e depois com a orquestra de Bennie Moten. A carreira de bandleader começou em 1935, quando recrutou alguns músicos da extinta orquestra de Moten. Basie foi para Nova York com sua recém-organizada orquestra em 1936. O sucesso veio logo. Basie conseguiu esculpir um conjunto que, além de se tornar um dos mais célebres dos anos 30 e 40, estabeleceu um paradigma de excelência comparável apenas ao estabelecido por Ellington.


A primeira fase da orquestra, que vai de 1936 até 1940, se caracteriza por arranjos simples mas eficazes. A segunda fase, de 1940 até 1950, se caracteriza por arranjos mais elaborados, com maior riqueza harmônica. Devido a dificuldades econômicas, a orquestra de Basie teve que ser desativada no período 1950-1951, reduzindo-se a um octeto. Curiosamente, foi precisamente durante essa interrupção que ocorreu a transição da fase “clássica” para a fase dita “moderna” de Basie. Reativada, a orquestra ingressou em sua terceira fase, fazendo grande sucesso em turnês nos anos 50.


Atravessou impávida os anos 60 e 70, apesar de já representar, em certo sentido, uma música de outra época. Apesar dos problemas de saúde de Basie nos anos 80, a orquestra era sempre recebida calorosamente e se manteve em atividade mesmo após a morte do líder, preservando aquilo que é uma verdadeira instituição do jazz.


A característica mais marcante da orquestra de Basie, destacada por inúmeros críticos, é o fato de se tratar de uma verdadeira máquina de swing. Não é à toa que a seção rítmica, com Basie ao piano, ganhou a alcunha reverente de All-American Rythm Section.


O estilo pianístico de Basie se caracteriza pelo minimalismo e pelo despojamento (traços que já foram destacados por diversos críticos). Basie também sempre se cercou de solistas excepcionais, demasiado numerosos para serem mencionados aqui. A competência desses solistas é atestada pelo fato de que muitos deles, após deixar a orquestra de Basie, formaram suas próprias orquestras.


Cabe destacar, porém, como membros de sua orquestra, duas personalidades que exerceram grande influência sobre os rumos do jazz, o solista saxtenorista Lester Young e a inigualável cantora Billie Holiday.


Fonte - e-jazz


Click para ve-lo magnificamente com sua big band.
Nota do Blogger - Os CDs "Count Basie April in Paris" e " Sinatra and Count Basie at The Sands" são imperdíveis. A must have, indeed!

No comments: