Saturday, August 29, 2009

DINAH WASHINGTON, QUE DIFERENÇA FAZ UM DIA.


Na realidade, a inigualável cantora de jazz Dinah Washington se chamava Ruth Jones, e nasceu em Tuscaloosa, Alabama, no dia 29 de agosto de 1924 .


Ainda adolescente começou a cantar em igrejas acompanhada pela sua mãe, professora de música. Aos quinze anos ganhou um concurso amador no Chicago Regal Theater e logo começou a cantar em locais noturnos. O primeiro a perceber seu enorme talento foi Joe Glasser, em 1943, depois de assistir um de seus shows em Chicago, apresentando-a a Lionel Hampton, que a contratou de imediato para a sua big band, onde permaneceria até 1946. Foi nessa época que mudou de nome, através de uma sugestão de Hampton.


Sua primeira gravação para a Keynote incluía os temas “Evil Gal Blues” e “Salty Papa Blues”, composição e arranjos para o sexteto de Hampton feitos pelo critico Leonard Feather. Dinah permaneceu no grupo pouco mais de dois anos, até que foi contratada pela Apollo para iniciar sua carreira solo. Suas primeiras gravações, no outono de 1946 foram “Chewing Woman Blues”, “Rich Man Blues” e “Wise Woman Blues”, temas clássicos de rhythm & blues, não muito originais. Seja como for, sua história com a Apollo não foi muito duradoura. Já em 1948, por interesse de seu agente Ben Bart, foi contratada pela Mercury, gravando “West Side Baby”.


Em 1959 lançou seu maior sucesso “What a Difference a Day Made”, interpretada posteriormente por Sarah Vaughan e Esther Phillips. A partir dos anos 50 foi batizada como a rainha do rhythm & blues, e todo ano três ou quatro músicas suas ocupavam os dez primeiros lugares das paradas de sucesso. Na época do auge do rhythm & blues gravou também outros gêneros musicais, com grande sensibilidade e inteligência, se adaptando a diferentes estilos.



Com efeito, a partir de 1959, seus discos ultrapassaram as fronteiras raciais do mercado, oferecendo ao cenário musical da época um estilo único e original, que misturava as características fundamentais das baladas jazzísticas de Billie Holidav com os blues de Bessie Srnith e os gospels de Mahalia Jackson.Tratava-se de uma nova voz feminina, capaz de cantar as doces melodias de Cole Porter ou rugir os blues de Bessie Smith, de imitar os gestos sensuais de Marylin Mooroe ou se exprimir solene na tradição musical dos afro-americanos. Nos anos 60 alcançou um enorme sucesso com “This Bitter Earth”, que revelava uma profunda amargura por seus casamentos mal sucedidos.



Pouco tempo depois abandonou a Mercury, e assinou um contrato mais vantajoso com a Roulette. Em dezembro de 1963 com a intenção de mudar de imagem, iniciou uma drástica dieta de emagrecimento.


Na noite de 14 de dezembro de 1963, depois de ter bebido em excesso durante uma apresentação em Detroit e não conseguido dormir, tomou uma overdose de soníferos. Tal mistura fatal acabou com sua vida, privando ao público de uma grande artista, de uma cantora de extraordinário talento.



Fonte - AAJ



Click para ouvir Dinah cantando a sua canção assinatura "What a Difference a Day Made"

No comments: