Sunday, August 30, 2009

ROGER VARGAS, UMA PAIXÃO PELA MUSICA JAZZ.


O contra-baixista amazonense Roger Vargas, nasceu em Manaus, Amazonas, no 30 de Agosto de 1976, filho da senhora Edenize e Roberto Vargas, cidadão colombiano e a maior influência musical na sua carreira, devido ao seu envolvimento com a musica lirica no coral do Teatro Amazonas (chegou a participar do I Festival de Opera do Amazonas ) que tinha o filho como constante espectador e pelo fato de ter sido dele que o musico recebeu de presente, o seu primeiro violão.
Roger começou os estudos com o baixo eletrico na escola do professor Airton Guimarães e foi durante uma aula que viu-se frente a frente, pela primeira vez, com o baixo-acústico. Segundo Roger, foi amor a primeira vista.
Prosseguiu com os estudos no Centro de Artes Hanemann Bacelar da Universidade do Amazonas e testemunhou, depois da chegada de musicos bulgaros e russos à Manaus, a criação em 1997 da Orquestra Filarmonica do Amazonas.
Mas o divisor de águas, foi o surgimento do Centro Cultural Claudio Santoro em 1999, que deu ao Roger a motivação que lhe faltava, para concretizar seus dois grandes sonhos: tocar na filarmonica e numa banda de jazz.
Em 2001 passou no vestibular da Universidade do Estado do Amazonas para o curso de musica , habilidade em contra-baixo. Em seguida, passou também no concurso para integrar a Orquestra Filarmonica.
Em novembro de 2006, formou-se com louvor pela UEA e celebrou o acontecimento no palco do Bar e Café Adrianópolis, com os demais integrantes da banda "All That Jazz" (Leonardo Pimentel, Robson Silva, Humberto Amorim) que havia sido fundada em junho daquele mesmo ano e com a qual se apresenta, regularmente, até os dias atuais. Seus dois grandes sonhos foram narturalmente realizados, por gravidade.
Roger também participa da Orquestra de Camara do Amazonas, e devido a todos as suas atividades, disciplina, talento inato e aplicação profissional, tem evoluido em um ritmo impressionante, se firmando cada vez mais, como um dos melhores contra-baixistas de jazz no Brasil.
Roger Vargas não esconde o seu comprometimento e paixão pela musica jazz, e s fixa definitivamente como uma das figuras mais atuantes do processo de implementação da cultura jazzistica em Manaus.
Só me falta agora, ve-lo e ouvi-lo daqui a dez anos.
Feliz aniversário Roger e obrigado por compartilhar teu talento,musicalidade e companhia.

No comments: