Sunday, August 02, 2009

NANÁ VASCONCELOS, UM VIRTUOSO BERIMBAU


O percussionista brasileiro de renome internacional Naná Vasconcelos, nasceu em Recife, Pernambuco, no dia 2 de agosto de 1944. Naná pertence àquele interminável grupo de talentosos percussionistas brasileiros que mudaram a direção e o som do jazz brasileiro na fase post-bossa nova da década de setenta.


Vasconcelos, é especialmente, um virtuoso berimbau, e também adepto de métricas pouco usuais no jazz (5/4, 7/4), mas que são freqüentemente utilizadas no nordeste brasileiro.Filho de violonista, Vasconcelos teve o seu começo na banda de seu pai, aos doze anos, tocando bongos e maracas. Levando a seção de bateria como parte de seu arsenal, Naná se mudou para o Rio na metade dos anos sessenta, se reunindo ao grupo do jovem Milton Nascimento, onde pesquisou e incorporou uma série de instrumentos de percussão.


Gato Barbieri ao escutá-lo, o convocou para para as excursões que fez na Argentina, Europa e Estados Unidos, em 1971; Nana pode ser escutado nos álbuns de Gato no selo Flying Dutchman. Logo após a excursão, Nana foi viver por dois anos em Paris, e às vezes tocava com Don Cherry na Suécia.


Em 1976, ele realizou um inesquecível álbum, em duo com o guitarrista Egberto Gismonti, "Dança Das Cabeças", o primeiro de uma série, como líder e sideman para o selo ECM. Ele se reuniu com Cherry em 1978, e com Collin Walcott, formando o Codona, um trio que tocava a fusão da música dos quatro continentes, até a morte de Walcott em 1984.


Vasconcelos se integrou ao Grupo de Pat Metheny de 1980 a 1983 como convidado especial, servindo como âncora rítmica para a música de Metheny em sua rota de influências brasileiras.


Desde então, Vasconcelos tem tocado com Don Cherry, excursionado e gravado com Jan Garbarek, e em 1995, criou um duo pouco usual com o percussionista clássico escocês Evelyn Glennie durante o Bath International Music Festival.


Click para ve-lo em ação.

No comments: