Monday, August 17, 2009

JOÃO DONATO, UM ACREANO CHEIO DE BOSSA.


O compositor, pianista e acordeonista João Donato de Oliveira Neto nasceu na cidade de Rio Branco, no então território do Acre, no dia 17 de agosto de 1934. Filho de João Donato de Oliveira Filho e Eutália Pacheco da Cunha.Com 5 anos já tocava acordeom de ouvido. Aos sete, piano, por música.


Chega ao Rio em 45 e no início dos anos 50 já atua no conjunto do violonista Fafá Lemos, como acordeonista. Sua primeira gravação é feita com Altamiro Carrilho. Na seqüência, o jazz é a ponte direta com o grupo que viria a criar a bossa nova: Tom Jobim, João Gilberto, Johnny Alf, Luís Bonfá, entre muitos outros.


Mais tarde integrou o grupo vocal "Os Namorados da Lua" e em 58, tocando piano e trombone, passou a participar de gravações e apresentações esporádicas. Sentindo a falta de oportunidades no mercado de trabalho, parte para os EUA para uma estada programada de 2 semanas, que acabou virando 12 anos.


Forma o seu próprio conjunto, com Milton Banana na bateria e Tião Neto no contrabaixo, e grava dois discos no Brasil, numa visita em 62, sendo que um deles editado, na volta à América, com o título de "Sambou... Sambou". Nesta vinda ao Brasil, Donato se vê envolvido no movimento da bossa nova, sendo considerado, até hoje, um de seus precursores e até o verdadeiro criador da tradicional batida, difundida por João Gilberto.


De volta aos EUA participa do primeiro disco de Astrud Gilberto e do álbum "Bud Shank And His Brazilian Friends", com suas composições sendo gravadas por Cannonball Adderley, Wes Montgomery, Sérgio Mendes e Dave Pike.


No Brasil definitivamente Donato retoma sua carreira com o disco "Quem é Quem" e em 1974 lança o álbum "Lugar Comum" com composições em parceria com Caetano Velloso e Gilberto Gil. Suas composições são ricas em inventiva e criatividade. Entre as mais conhecidas estão: "Amazonas", "Lugar Comum", "Simples Carinho", "Até Quem Sabe" e "Nasci Para Bailar".


Segundo Tárik de Souza, na contra-capa do álbum "Leilíadas": "Durante muito tempo, João Donato foi um mito das internas da MPB. Gênio, desligado, louco, de tudo um pouco. Mas agora ele está aqui, dentro da capa deste disco, esperando apenas que você leve para casa o seu piano bossa nova de requebros latinos e muito suingue de jazzista da escola do samba. Na sua ala, desfilam pagodeiros e vanguardistas; os intervalos de John Cage e os repiques de Martinho da Vila. Muita salsa no tempero: de Mongo Santamaria a Tito Puente. Donato é um gourmet. Senta-se ao teclado de ébano & marfim (nessa ordem) e pesca os acordes com finura, sem se lambuzar em excessos de notas ou emperrar os quadris dos dançantes por avareza nos contrapontos".
Click para acompanhar João Donato tocando "Amazonas".

No comments: