Wednesday, October 21, 2009

THIS IS ANITA O'DAY.


A vocalista de jazz Anita Belle Colton (Anita O'Day) nasceu em Chicago no 18 de outubro de 1919 e depois de muita batalha nos estudos e em competições de dança e canto, em 1941, ganhou um lugar na banda de Gene Krupa. Várias semanas depois, Krupa contratou o trompetista Roy Eldridge, e o trio foi responsável pelos sucessos de "Let Me Off Uptown", "Boogie Blues" e "Just a Little Bit South of North Carolina". Ela passou um breve período longe de Krupa, cantando para Woody Herman, mas voltou à banda em 1943. Logo depois de mudar para a orquestra de Stan Kenton, ela participou do sucesso de 1944, "And Her Tears Flowed Like Wine".



A carreira de O'Day realmente acendeu em 1955, depois do seu primeiro álbum para a Verve, "This Is Anita". Ela conseguiu sucesso no mundo de jazz participando de festivais e concertos de jazz, aparecendo junto a grandes nomes, como Louis Armstrong, Thelonious Monk e George Shearing. Seu desempenho no Newport Jazz Festival de 1958 fez dela mundialmente conhecida e depois acabou rodando o filme "Jazz on a Summer's Day".



O'Day gravou durante os anos 50 e 60 uma série de vinte álbuns para a Verve, se tornando uma das maiores cantoras, só perdendo em popularidade para Frank Sinatra e Ella Fitzgerald. Entre os seus trabalhos estão o que fez com Billy May (Anita O'Day Swings Cole Porter), o com Oscar Peterson Quartet (Anita Sings the Most), com a Buddy Bregman Orchestra (Pick Yourself Up, Anita), com Jimmy Giuffre (Cool Heat) e com Cal Tjader (Time for Two).



Já no começo dos anos 60 a sua voz começava a soar cansado em virtude dos efeitos cumulativos da heroína, que somado ao seu estilo de vida e a um horário de concertos sem folgas a conduziram a um colapso físico em 1967.



Depois de levar vários anos para se libertar do álcool e dos hábitos da heroína, ela fez seu retorno no 1970 Berlim Jazz Festival e voltou com força no início de 70 a gravar tanto ao vivo quanto em estúdios, muitos gravados no Japão e alguns com seu próprio selo, Emily Records.



Em 1981 lançou sua autobiografia dela, "High Times, Hard Times", falando com honestidade de seu passado. Embora sua voz deteriorasse gradualmente, O'Day gravou dos anos setenta aos anos noventa se mantendo como uma vocalista com forte expressão, seja em gravações ou em concertos.
Anita O'Day faleceu em Los Angeles em Novembro de 2006.
Anita escandaliza no Newport Jazz festival cantando "Sweet Georgia Brown".

No comments: