O violonista e compositor brasileiro Luiz Bonfá nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 17 de outubro de 1922. Apesar de um pouco ofuscado pelas presenças de Tom Jobim e João Gilberto, Luiz Bonfá também estava presente no nascimento da bossa nova. Pelo menos duas de suas canções, "Manhã de Carnaval" e "Samba de Orfeu", deram a volta ao mundo três anos antes que as canções de Jobim revolucionasse o mundo do jazz.
Bonfá aprendeu a tocar violão aos onze anos e estudou guitarra clássica com o mestre uruguaio Isaías Sávio. Ele começou a trabalhar nos clubes do Rio como cantor do grupo Quitandinha Serenaders e em 1946 já aparecia nos programas da Radio Nacional. Em 1957, Bonfá começava a dividir seu tempo entre New York e Rio, excursionando pelos Estados Unidos com a cantora Mary Martin e compondo e gravando trilhas para filmes brasileiros.
O momento decisivo de sua carreira aconteceu em 1959 quando o diretor francês Marcel Camus o convidou para contribuir com algumas canções para o filme "Orfeu Negro". "Manhã de Carnaval" se tornou um sucesso como canção popular e também no jazz. Do período que vai do final da década de 50 até os anos 60, Bonfá gravou diversos álbuns para o mercado americano através das gravadoras EMI Odeon (Capitol), Dot, Atlantic, Cook, Philips, Epic e Verve.
Bonfá apareceu de forma destacada junto com suas canções no álbum “Jazz Samba Encore” com Jobim e Stan Getz.A presença de Bonfá nos Estados Unidos praticamente desapareceu depois dos anos 60, apesar dele continuar excursionando e compondo e participando de mais de 50 álbuns.
Bonfá retornou 15 anos depois, em 1989 com "Non-Stop to Brazil" para a gravadora Chesky. Em 1991 gravou para a Milestone "The Bonfa Magic" e em 1993 "Moods" para o selo GSP. No final dos anos 90 desenvolveu uma parceria criativa com a emergente cantora brasileira Ithamara Koorax, gravando o álbum “Almost Love”.
O compositor e violonista Luiz Bonfá morreu na madrugada do dia 12 de janeiro de 2001, no Rio de Janeiro, aos 78 anos. Bonfá, um dos precursores da bossa nova, estava internado em uma clínica na Barra da Tijuca e foi enterrado no mesmo dia, no Cemitério Jardim da Saudade.
Veja registro do pioneirismo do virtuose Luiz Bonfá, cantando em português e dando uma aula de bossa nova no programa de David Frost da TV americana na década de 60. Observem o estilo das gravatas da época.
Fonte - CDJ
No comments:
Post a Comment