Wednesday, October 28, 2009

ANDY BEY,AMERICAN SONG


O cantor e pianista de jazz Andy Bey nasceu no 28 de outubro de 1939 em Newark,New Jersey, e é um dos maiores heróis do jazz que não foram cantados. Andy é um intérprete dominante de letras de músicas que possui um larga extensão vocal e uma voz potente e encorpada.


Bey infelizmente, reune apenas um pequeno grupo de fies seguidosres e por esta razão ele não é conhecido tanto quanto deveria. Bey teve contato com o jazz já quando criança, e começou a cantar para um público local aos oito anos de idade. Em algumas exibições de jazz, um tal de Bey, de oito anos de idade era acompanhado pelo grande sax tenor de Hank Mobley.



Em 1952, aos 13 anos, Bey gravou seu primeiro álbum solo, Mama's Little Boy's Got the Blues; e aos 17 anos formou Andy & the Bey Sisters com suas irmãs Salome e Geraldine em 1956. O grupo fez uma turnê de 16 meses na Europa e gravou três álbuns (um pela RCA Victor em 1961, dois pela Prestige em 1964 e 1965) antes de se dissolver em 1967.



Nas décadas de 60 e 70, os vocais de Bey foram apresentados por Max Roach, Duke Pearson, e Gary Bartz (para quem ele entregou letras com cunho bastante sócio-politico, incluindo algumas condenações marcantes do envolvimento americano na Guerra do Vietnã).Nos anos 70 Bey também gravou Experience and Judgment pela Atlantic e iniciou uma longa parceria com o pianista Horace Silver, que atuou junto a Bey com destaque em diversos álbuns com temas religiosos que ele lançou pelo seu próprio selo nas décadas de 70 e 80. Os LPs continham o que Silver designou "música de auto-ajuda metafísica" e pregou um tipo de filosofia de auto-ajuda que não era diferente da mensagem do reverendo Ike - infelizmente para Silver e Bey, esta abordagem significou uma distribuição limitada e um baixo apelo comercial.



Bey continuou a trabalhar com Silver durante os anos 90, quando se apresentou no encontro de Silver da Columbia em 1993, It's Got to Be Funky (o qual marcou um retorno ao ano corrente do hard bop's e foi comercialmente muito melhor que sua "música de auto-ajuda").



Os selos pelos quais Bey gravou como astro nos 80 e 90 incluíram Jazzette, Zagreb, e Evidence, o qual, em 1996, lançou o excelente Ballads, Blues and Bey. O sucesso de Blues, Ballads and Bey colocou o pianista em uma posição confortável, e permitiu explorar seu lado mais íntimo. Bey continuou com Shades of Bey em 1998 e Tuesdays in Chinatown em 2001, preferindo explorar o mundo externo ao jazz com covers de Nick Drake e Milton Nascimento e outras. O CD "American Song" foi o próximo, no início de 2004 e mais recentemente o CD "It Aint Necessarily So " em 2008.
Andy sings "Stella by Starlight"

No comments: