O mais importante de sua personalidade de jazzman foi o tipo de som e de harmonias que conseguia extrair de seu instrumento. Porém, além de algumas atuações selvagens que fariam escola e inaugurariam uma tradição, houve e há nele uma riqueza de conteúdo pouco comum. Foi especialmente inclinado pelo growl, pelo som dos honkers (apelido que recebiam os saxofonistas que imitavam a voz de patos selvagens) e sua presença determinou a sorte de pelo menos três grandes orquestras dos anos quarenta: as de Lionel Hampton, Cab Calloway e Count Basie.
Na realidade, foi Hampton quem propiciou a Illinois a oportunidade de realizar uma inesquecível série de chorus sobre a harmonia de Flyin' Home. Desde então, a fama de Illinois superou os limites do swing e se universalizou, até se transformar em um ponto de referência na história do sax tenor no jazz. Embora tenha nascido na Louisiana, Illinois cresceu na tradição texana, pois ainda adolescente mudou-se para Houston, onde teve sua educação musical, cercado de parentes próximos de tradição musical.
O blues texano, a meio caminho entre a vida camponesa e o desenvolvimento industrial, assimilou logo a linguagem do blues urbano e rural, em virtude de sua capacidade de simbiose e de sintonia que se traduziria rapidamente em um jogo harmônico absolutamente autônomo e original. Entre todos os tenores que Texas deu ao jazz, o mais texano foi seguramente Jacquet, que imprimiu sua marca em todos os grupos com os quais trabalhou. Com a grande experiência adquirida junto a Hampton, além dos inesquecíveis duos com Dexter Gordon, Illinois passou para a orquestra de Cab Calloway e com ele permaneceu durante 1943-44, antes de passar para o grupo de Norman Granz, que precisamente naquele período estava organizando o "Jazz at the Philarmonic", sugestivo desfile de solistas reunidos para a ocasião e cuja continuidade estava garantida pelos riffs obsessivos de Basie, entre um chorus e o outro.
Em dois de julho de 1944, o grupo com Nat King Cole, J.J. Johnson, Shorty Sherock e Jacquet atuou em Los Angeles, abandonando as ricas improvisações sobre os temas de Bugle Call Rag, Body and Soul, Rosetta, Lester Leaps ln e principalmente um longa tema intitulado simplesmente Blues, onde Jacquet deu amplas mostras de sua classe como precursor do rhythm and blues e como músico capaz de improvisar de forma clássica sobre as harmonias codificadas pelos velhos músicos do Texas e Louisiana.
A lógica do JATP contribuiu para aumentar a fama de Jacquet e quando Count Basie o convidou para tocar em sua orquestra em substituição a Lucky Thompson, Illinois ocupou na realidade o lugar que havia sido de Lester Young. Depois de deixar Basie em 1946, Jacquet formulou um projeto ambicioso de constituir sua própria orquestra, cheia de personagens de primeiro plano da história do jazz, como Dickie WeIls e as sessões gravadas para a Aladdin neste contexto constituem uma autêntica pedra angular.
Um tema como Robbin's Nest, enriquecido por um diálogo surpreendente com o pianismo de Sir Charles Thompson, é sem dúvida uma das máximas jóias do jazz do período. Mas os enormes gastos inerentes manutenção de uma orquestra levaram a Illinois a continuar sua atividade como free-lance.
Voltou ao JATP de Granz, e em seguida uniu-se ao organista Milt Buckner, um músico que possuía o mesmo sentido do blues que Illinois, e proporcionava um swing inimitável aos seus colegas. Depois da morte de Buckner, Jacquet atravessou um período de desorientação e busca, superado nos anos posteriores por seus sucessos na "Grande Parade du Jazz", de Nice, onde em 1976, surpreendia a todos pela riqueza de sua linguagem.
Milt Bruckner,Jo Jones e Illinois Jacquet tocam "On the Sunny Side of the Street"
Milt Bruckner,Jo Jones e Illinois Jacquet tocam "On the Sunny Side of the Street"
Fonte - Jazz Music
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