Tuesday, October 06, 2009

MANUELA LOPES, A JAZZY PORTUGUESE VOCALIST


A cantora, guitarrista e compositora Manuela Lopes nasceu no 6 de Outubro de 1963 em Beira, Moçambique, é uma cantora de jazz estabelecida no Algarve desde 1975.


Em 1979, no início da sua carreira, assinou um contrato discográfico com os produtores da cantora americana Bonnie Tyler e do grupo da pop britânica, Status Quo, trabalhando na área da música pop durante dois anos.






Em 1982 participou num programa de divulgação cultural da RTP, onde apresentou alguns dos seus temas originais, compostos em parceria com outros músicos. A partir de 1983 destacou-se como interprete de jazz, cantando em diversos clubes no Algarve.






Trabalhou com o pianista britânico Mike Jonhson, o guitarrista escocês, Jimmy Curry e o trompetista holandês Freddie Beherens. Em 1985 participou no 1º Festival Internacional de Jazz do Algarve, em Vale do Lobo, actuando na primeira parte do concerto do saxofonista Britânico, Ronnie Scott, dono do famoso Clube de Jazz em Londres. Na audiência estavam, entre outros, Luís Villas-Boas, fundador do Hot-Clube de Lisboa, a atriz internacional Audrey Hepburn e a famosa estrela da Pop britânica, George Michael.






As qualidades vocais e interpretativas de Manuela Lopes grangearam críticas favoráveis por parte da imprensa local e regional. Em 1986 recomeçou a compôr e alguns dos seus temas viriam a ser incluídos num CD "Paisagens", gravado em 1998. Em 1986 conheceu o diretor de orquestra James Last e Rick Partiff, guitarrista da conhecida banda de rock britânica, Status Quo.






Entre 1987 e 1991, pesquisou diversas areas musicais como o jazz, blues, latin, funk, rock e R&B. Em 1992, actuou com o seu quinteto na Semana Académica da Universidade do Algarve, evento organizado anualmente por estudantes universitários, onde são apresentados músicos conhecidos de dentro e fora do país, abrindo o concerto da cantora de jazz portuguesa Maria João e o seu trio, com Mário Laginha e Carlos Bica.






Em 1993, fez parte da peça teatral "Maldita Cocaína" de Filipe La Féria e nesse mesmo ano estreou-se no Hot Clube de Lisboa com o trio do pianista brasileiro, Ricardo Paulino. Em 1994 atuou em diversos programas matinais da RTP 1.






Em 1995 e 1996 integrou a primeira Big Band do Algarve dirigida por Zé Eduardo, em diversos Festivais Internacionais de Jazz e outros eventos patrocinados por Câmaras Algarvias e Região de Turismo do Algarve, partilhando os palcos algarvios com grandes nomes do jazz nacional e internacional, como o pianista Bernardo Sasseti, a cantora Norma Winstone, o trompetista Kenny Wheleer e o pianista Jonh Taylor, o Quarteto de António Hart, tendo sido referida pelo jornalista e crítico de jazz português António Curvelo, como fazendo parte "...da nova geração de cantoras jazzy em ascenção".






De regresso a Lisboa, em 1997 atuou com o seu quinteto no Hot Clube de Lisboa e Speakeasy, desta vez trazendo como musico convidado, o saxofonista andaluz, António Mesa. Nesse mesmo ano, foi cantora convidada do programa de rádio " A menina dança?" do crítico de jazz Zé Duarte. Em 1999, Manuela Lopes atuou com o seu quinteto no Estjazz I, Festival de Jazz de Extremoz, no Alentejo e em 2000 regressou aos palcos do Festival Internacional de Jazz de Loulé.




Em 2003 fez parte da banda "Funkarmónica", projecto do contrabaixista americano David Guasden, numa actuação única no Teatro Lethes, em Faro. Em 2004, atuou na XIV Quinzena Cultural de Castro Verde, Alentejo. Nesse mesmo ano actuou com o quinteto do saxofonista holandês, Martin Teuscher, na primeira parte do concerto do cantor americano, All Jarreau, no Algarve. Em 2005 actuou com o seu quarteto no "Faro em Festa", evento integrado em "Faro Capital da Cultura". Em 2007, actuou em quarteto no Museu do Trajo, em S. Brás de Alportel, Algarve. Em 2008, integrada no Duo Be & Bop, com o conhecido contrabaixista e maestro Zé Eduardo, inaugurou a Escola de Artes de Sines.



Nesse mesmo ano os Be & Bop atuaram no Teatro Joaquim de Almeida, no Montijo, uma iniciativa da Jazzaocentro e no Museu do Trajo, no Algarve. Ainda esse ano Manuela Lopes participou num workshop do cantor de jazz americano J.D. Walter, em Faro no Algarve, uma iniciativa da A.G.M.. Manuela Lopes participou também no último CD editado pelo compositor angolano Zé Manel Martins, intitulado "Atlântico", com um tema original seu, "Sintonia". Em 2009, o Duo Be & Bop actuou no "Lounge" do Centro de Artes do Fundão, no MOAZZ, outra inicativa da Jazzaocentro.



Mais recentemente os Be & Bop actuaram no Café Inglês, em Silves e no Patio das Letras, em Faro. O quinteto Manuela Lopes actuou também no "Coreto das Docas" em Faro, apresentando temas inéditos com a participação especial do guitarrista João Cuña, dos "Amar Guitarra". Mais recentemente, numa iniciativa da Associação Grémio das Músicas, Manuela Lopes teve a oportunidade de participar num seminário internacional de jazz latino, com a cantora andaluza Celia Mur e a cantora americana Deborah Carter, evento organizado pela Sedajazz, apoiado pela Berklee College of Music, em Valência.










Potuguese vocalist, guitarist and composer Manuela Lopes was born on October 6,1963 in Mozambique, Africa, is a well established Portuguese singer, living in Algarve, Portugal since 1975.






In 1979 she signed a two year contract with former Bonnie Tyler and Status Quo's producers, making several recordings in the pop area. In 1982 she was guest singer on National TV in a special program that featured young Portuguese artists. In 1983 she begin to stand out as a jazz singer, performing in several clubs in the Algarve. In 1985 she was invited to take part of the first International Jazz Venue in Vale do Lobo, Algarve, opening for British saxophonist Ronnie Scott, owner of the Ronnie's Scott's Club in London. Just out of curiosity, famous movie star Audrey Hepburn and pop star George Michael, attended to the venue.






In 1986 she started to be engaged in more serious composition and wrote several tunes, some of which were included in her CD, "PAISAGENS" recorded in 1998. In the same year in Algarve, she met famous German conductor James Last and Rick Partiff, guitarist from the rock band "Status Quo". From 1987 until 1991 she performed with musicians working in diverse areas like jazz, latin, Pop, R&B, Rock, Funk. In 1992 she was invited to open a students festival organized every year by University students in Faro, an event that attracts thousands of party goers, popular DJ's and musician's from in and out of the country. The concert featured the most famous portuguese jazz singer Maria João. In 1993 Manuela Lopes took part in a choir in a theatrical play, by a famous Portuguese producer, in Lisbon. In the same year she won a prize in a singers contest in Portuguese TV, and made her debut in the most famous jazz club, the "Hot Club of Lisbon".






In 1994 she was for several times invited as a guest singer on National TV, RTP 1. In 1995 she became the lead singer of the first Big Band in the Algarve directed by known Portuguese maestro and double bass player, Zé Eduardo, performing in several International Jazz Festivals in Portugal. Once again, in 1997 Manuela Lopes performed in Hot Club de Lisboa and Speakeasy. In the same year she was a guest singer on a radio program. produced by Zé Duarte, a famous Portuguese Jazz critic. In 1998, she produced and recorded a CD called "Paisagens", with 7 tracks, 4 of which were jazz standards and 3 her own compositions and went to London to promote her work. There, she participated in a singers contest, at Ronnie's Scott's Club and had several work proposals. Dew to personal reasons she return to Portugal.








In 2004 she sang in the first part of All Jarreau's concert in Algarve. In 2008 she attended a workshop by USA jazz singer J.D.Walter. Recently she participated in a Berklee College of Music seminar, in Valência with USA jazz singer, Deborah Carter and the chance to sing with drummer Terry Lyne Carrington's students combo. Manuela's unique style of singing has gained her many good reviews on local and national newspapers in Portugal.








Reference -Portuguese Jazz News

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