Saturday, June 19, 2010

NAILOR AZEVEDO, O PROVETA


O clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro Nailor Azevedo, o Proveta, nasceu no 25 de maio de 1961 na cidade de Leme em São Paulo. Antes de aprender a ler as letras do nosso alfabeto, Proveta já lia as notas musicais.

Aos 6 anos de idade, tocava clarinete na banda da sua cidade natal. Também muito cedo, iniciou sua carreira profissional tocando em bailes no conjunto liderado por seu pai o acordeonista e tecladista Geraldo Azevedo.



Estudou saxofone e passou a integrar outras formações musicais da região dentre as quais a Banda do Brejo, da cidade de Valinhos-Sp. Mudou-se para São Paulo e, apenas com dezesseis anos de idade, já era integrante da orquestra do Maestro Sylvio Mazzucca, famosa em todo o Brasil. Em seguida, participou da banda do 150 Night Club no Hotel Maksoud Plaza, badalada casa noturna de São Paulo que apresentava regularmente grandes atrações internacionais.


Proveta teve então oportunidades de dividir o palco com renomados artistas, entre os quais Anita O’Day, Joe Williams, Paquito D’Rivera, Benny Carter, Natalie Cole. Fez diversas turnês pelo Brasil tocando na orquestra de Ray Conniff.



Freqüentou cursos de aperfeiçoamento musical e formou os grupos – Banda Aquarius, Sambop Brass e, por último, a Banda Mantiqueira – liderando essas formações e escrevendo a maioria dos arranjos. Já no seu primeiro CD “Aldeia”, a Banda Mantiqueira foi nominada ao Prêmio Grammy, em 1998, na categoria Melhor Performance de Jazz Latino.



É um dos músicos mais requisitados pelos estúdios de gravação e figura numa centena de álbuns dos mais consagrados artistas da música popular brasileira, não só como instrumentista mas, também, como arranjador.


Apresenta-se com muita freqüência no exterior com César Camargo Mariano, Joyce, Mônica Salmaso e outros.É também freqüentemente convidado para ministrar workshops nos principais festivais de música que ocorrem no Brasil. Pode-se dizer, sem medo de errar, que Proveta ocupa lugar de destaque na galeria dos principais músicos do Brasil de todos os tempos.



CDS Recomendado:
"Brasileiro Saxofone" – Acari Records – Saxofonista, arranjador e líder da Banda Mantiqueira, Nailor ‘Proveta’ Azevedo lançou este belo CD onde interpreta temas diversos que comprovam a versatilidade do instrumento, de choros a peças jazzísticas. Entre eles Quem é Você (Pixinguinha), Ternura (K-Ximbinho), Inclemência (Guerra-Peixe), Stanats (Moacir Santos), Implorando (Anacleto de Medeiros) e Choro de Uma Valsa (Proveta).


Na lista de músicos convidados estão o pianista Cristóvão Bastos, o violonista Maurício Carrilho, o flautista Toninho Carrasqueira, o baixista Sizão Machado, a cavaquinista Luciana Rabello e o Quarteto Maogani de Violões.


Banda Mantiqueira - CD "Terra Amantiqueira"
Formada em 1991, por iniciativa do clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador – Nailor Azevedo, o Proveta – e integrada por outros músicos que sempre estiveram muito próximos a ele e que também ansiavam por uma linguagem que expressasse a brasilidade na forma de interpretar nossa música.

Do universo dos compositores de música popular brasileira, selecionou peças de alguns dos mais notáveis – Pixinguinha, Tom Jobim, Jacob do Bandolim, Cartola, Nelson Cavaquinho, Ernesto Nazareth, João Bosco, Guinga, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Joyce, Léa Freire, entre outros. Juntou a esse repertório composições suas e de Edson Alves e, brilhantemente, arranjou-as para a formação de big-band. Embora conte com excelentes solistas, valorizou mais o conjunto do que a individualidade.

A banda já tocou no Festival de Jazz de San Francisco, Califórnia e na Northwestern University, em Evanston, Illinois, e fez por merecer elogiosas críticas publicadas no The Los Angeles Times e no Chicago Tribune.Como convidada do Maestro Yeruhan Scharovsky, apresentou-se, em junho de 2003, em concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Gravou 3 CDs: Aldeia (1996) e Bixiga (2000) ambos pelo selo Pau Brasil e com a OSESP o concerto apresentado na Sala São Paulo, em dezembro de 2000.


Proveta toca os clássicos.



Referencia - Núcleo Contemporâneo

No comments: