Saturday, June 19, 2010

HUMBERTO AMORIM, VOCALISTA DE JAZZ


O radialista e vocalista brasileiro de jazz Humberto Amorim, nasceu no 26 de maio de 1951 em Pôrto Velho, Rondônia . Filho do empreendedor, radialista e representante das gravadoras Phillips e RCA Victor em Rondônia Humberto Amorim, que despertou a musicalidade do filho através das gravações em discos acetatos, 58 rotações e "long playing" dos grandes cantores e cantoras da inesquecível "Era de Ouro" do rádio brasileiro.




Humberto que na infancia era chamado de Beto, recebeu as primeiras noções de musica, canto e piano, levado por sua mãe Arlete Botelho Amorim, da irmã salesiana Maria Luiza ( Irmã Lulu) do Colégio N.S. Auxiliadora em Pôrto Velho, com a qual estudou por quatro anos.




Mudou-se com a familia para Manaus em Outubro de 1962 e completou seus estudos primário e colegial no Colégio Dom Bosco. Aos 16 anos, em dezembro de 1969 (mesmo ano do Woodstock Festival) foi para os Estados Unidos estudar e morar na cidade de Tarrytown em Westchester County, Upstate New York. Vizinha a cidade de Tarrytown se encontra a cidade de Irvington-on-the-Hudson, foi lá que travou amizade no High School, com David Getz, filho do famoso saxofonista de jazz Stan Getz. Convidado por David a conhecer seu pai, que na época desfrutava da fama e dos lucros à ele propocionados pelo sucesso obtido com a divulgação da nova musica brasileira, a bossa nova. Na casa de Stan em Shadowbrook Lane em Irvington, durante os ensaios, Humberto conheceu o baterista Tony Williams, João Gilberto, Astrud Gilberto, Airto Moreira, Flora Purim, Sivuca, Chick Corea, Victor Young, Dizzy Gillespie, Freddie Hubbard, Keely Smith, Sheila Jordan entre outros, sem saber então, exatamente, quem eram aqueles musicos e a importancia de cada um. Isso só veio a acontecer anos depois. O resto é muita história pra contar...




De volta ao Brasil foi viver no Rio de Janeiro onde começou a militar, devido a fluência no inglês, no turismo carioca pela empresa americana Brazil Safaris & Tours. Cantou em inglês, pela primeira vez, no karaoke da boite do Hotel Sheraton, inaugurado em meados do ano de 1976 e gostou. Em 1977, retornou definitivamente para Manaus onde assumiu a gerência de operações da empresa Luciatour Turismo, a convite do empresário Dahilton Pontes Cabral.






Em 1979, foi convidado pelo então governador José Lindoso para assumir a diretoria de turismo da Empresa Amazonense de Turismo (1979/1983), nos fins-de-semana, costumava frequentar o Mandy's Bar, situado no lobby do antológico Hotel Amazonas da familia Vasquez, o mais famoso clube noturno de Manaus, onde dava "canjas" com o maestro e pianista Jerê.




Com a fundação em 1985, pelo casal Socorro e Francisco de Assis Mourão do clube noturno "Clave de Sol" em plena Avenida Djalma Batista, passou a cantar nas sextas feiras por volta da meia-noite, os clássicos do Great American Book, tendo Assis Mourão ao piano e Carlos Malta na bateria, para uma seleta platéia de amantes da boa música. Infelizmente, depois de muitas idas e vindas o "Clave de Sol" acabou fechando as portas em 2000, definitivamente.




Humberto, sem ter onde cantar em Manaus, passou a dar as suas "canjas" nos bares e clubes que visitava quando viajava pelo Brasil e exterior. Um dos momentos memoráveis dessas viagens aconteceu em um pequeno clube na montanha, com vista para o Monte Branco na Suiça, quando, acompanhado ao piano pelo saudoso colunista social do jornal A Critica em Manaus, Gilberto Barbosa, (Gil) cantou os clássicos do jazz, enquanto nevava lá fora, para a platéia de turistas e parceiros de viagem que degustavam alegremente as iguarias e os excelente vinhos suiços. Foi ai e então que nasceu a sua paixão por vinhos. Outro episodio interessante aconteceu em Madrid (2004) quando atendendo convite dos musicos americanos e espanhois da banda de jazz da casa, que se apresentava sem vocalista, cantou durante uma hora. Ao término da apresentação, o dono do local se aproximou do Humberto e perguntou: "Eres legal? Puedes trabajar?" Foi muito divertido. A última vez que se apresentou no exterior foi em Atlanta,Georgia (2009) onde cantou em inglês, numa fria noite do inverno sulista, com vários graus abaixo de zero, as inesqueciveis canções de Tom Jobim e Vinicius.




No dia 7 de abril de 1995, dia do aniversário de nascimento de Billie Holiday, Humberto colocou no ar em Manaus, através da Radio Amazonas Fm 101,5 o programa "Momentos de Jazz" com o proposito de iniciar a promoção do jazz no Estado do Amazonas. Com muito sucesso, o programa completou no último mês de abril, 15 anos de transmissão ininterrupta sempre aos domingos ao meio dia e muitas conquistas, entre estas, o fato de ser apresentado pelo mesmo locutor, na mesma cidade, na mesma estação e horário, por tanto tempo.


Hoje, Manaus é considerada, principalmente por Humberto Amorim e muitos apreciadores do estilo jazz, como a Capital Brasileira do Jazz. Após o evento do programa radiofonico de jazz, o governo do Estado criou o Festival de Jazz ( 2005) e a banda Amazonas Band.




Humberto não parou por ai. Em 2006 iniciou este blog "Jazz is Timeless", que até o presente momento, foi lido por mais de 27.000 leitores em 5.950 cidades de 119 paises.


Mas, o grande feito, pelo qual Humberto tem o maior orgulho, foi a criação da banda "All That Jazz"' no dia 17 de junho de 2006. A formação inicial da banda teve os seguintes componentes: Humberto Amorim - vocal , Robson Silva - Piano, Roger Vargas - baixo-acústico e Leonardo Pimentel - bateria. A formação atual tem Cezar Serafim ao piano em substituição de Robson Silva e Junior Leal no saxofone.


A banda "All That Jazz" iniciou as apresentações no Café e Bar Adrianópolis e Sax Bar e Restaurante, respectivamente. Nestes últimos anos se apresentou em clubes, casamentos, um deles na cidade natal do Humberto, festas e eventos particulares, uma vez em praça pública e evoluiu para atualmente se apresentar sob contrato no primeiro sábado de cada mês, no gastropub "O Chefão", um dos lugares noturnos mais requintados e bem frequentados da cidade de Manaus.


Hoje, constam do repertório em inglês do vocalista Humberto Amorim, exatamente, 94 canções do Great American Songbook.


Os próximos passos estão no forno e darão forma aos projetos: "Tocando com a Juventude", livro sobre o jazz em Manaus e um programa televisivo de jazz.


O melhor ainda está por vir e a esperança da continuidade musical da familia agora aponta para a graciosa Sofia Amorim Nelson, neta do Humberto e muito parecida com ele em muitos aspectos, inclusive o musical.


Nicholas Artanis, filho do Humberto, aprecia musica, apoia e tem orgulho do talento musical de seu pai.


Referencia - Humberto Amorim


No comments: