Saturday, June 24, 2006




SBAV/AM - TRÊS ANOS, LÍQUIDOS E CERTOS!

JUNHO É O MÊS MAIS ALEGRE DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL. NELE EVOLUEM AS QUADRILHAS E DANÇAS , OS BOIS VERMELHO E AZUL BRILHAM NO FESTIVAL DE PARINTINS, OS MELHORES E DELICIOSOS QUITUTES E IGUARIAS TIPICAS DA ÉPOCA COMO O ALUÁ E BOLOS PODRES, SÃO PREPARADOS, MENOS QUE ANTES, MAS COM O MESMO ESMERO TODOS OS ANOS.
EM UM PASSADO NÃO TÃO DISTANTE, ARDIAM AS FOGUEIRAS NA FRENTE DAS CASAS, O “CORRE CAMPO” E “LUZ DE GUERRA”, BOIS DE PANO DA MINHA INFÂNCIA, VISITAVAM AS RESIDÊNCIAS NA VÉSPERA DAS NOITES DE SANTO ANTONIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO E ERAM “DIVIDIDOS” PELO PAI FRANCISCO E CAZUMBÁ EM PEDAÇOS, PARA ATENDER AOS DESEJOS DA GRÁVIDA CATIRINA, E SEREM OFERECIDOS ÀS PESSOAS IMPORTANTES NA AUDIÊNCIA DA APRESENTAÇÃO NA SEGUINTE FORMA: E O PEDAÇO DO PEITO? VAI PRO PREFEITO. E O PEDAÇO DO FILÉ? VAI PRO PADRE JOSÉ.
AS CRIANÇAS ERAM QUEM MAIS CURTIAM TUDO O QUE ACONTECIA DURANTE AQUELA MARCANTE E INESQUECÍVEL PEÇA TEATRAL DE RUA.
FOI JUSTAMENTE NESTE MÊS DE ALEGRIA QUE UM GRUPO DE AMIGOS, ENTRE OS QUAIS TENHO A HONRA DE ME INCLUIR, LIDERADOS PELO EMPRESÁRIO E ENÓFILO CLAUDIO ALBERTO FELSENTHAL, EM UM MOMENTO DE EXTREMA LUCIDEZ, FUNDOU EM MANAUS NOS IDOS DE 2003, A “FILIAL BARÉ” DA SOCIEDADE BRASILEIRA DOS AMIGOS DO VINHO: A SBAV DO AMAZONAS - SBAV/AM.
DESDE ENTÃO O MOVIMENTO FLORESCEU E SISTEMATICAMENTE SÃO COLHIDOS OS FRUTOS QUE AMADURECEM NOS ENCONTROS MENSAIS E QUE SERVEM PARA SOLIDIFICAR CADA VEZ MAIS OS LAÇOS DE AMIZADE ENTRE OS ENÓFILOS QUE, ATRAVÉS DE UM CONVÍVIO SAUDÁVEL, DEMONSTRAM ENTENDER MUITO BEM AS PALAVRAS DO GRANDE POETA MARIO QUINTANA, QUANDO DISSE QUE “O MELHOR VINHO SÓ TERÁ O SEU REAL VALOR SE FOR DEGUSTADO NA COMPANHIA DE BONS E DILETOS AMIGOS”.
AS ALEGRES E DESCONTRAÍDAS REUNIÕES ENOGASTRONÔMICAS DA SBAV/AM, SEMPRE REGADAS POR EXCELENTES VINHOS PRODUZIDOS NO VELHO E NOVO MUNDO, SÃO ANCORADAS POR CARDÁPIOS ELABORADOS POR RENOMADOS CHEFS-GOURMETS DE MANAUS E JÁ ATRAIRAM “ENO-EXPERTS” DE PLAGAS FAMOSAS PELA PRODUÇÃO DE GRANDES VINHOS, QUE AQUI ESTIVERAM PARA TROCA DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS SOBRE A HISTÓRIA, AS VINÍCOLAS, AS UVAS E TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO E CONSUMO DO NOBRE FERMENTADO.
DENTRE AS VÁRIAS PERSONALIDADES QUE NOS DERAM A HONRA DA PRESENÇA, É UM “MUST” CITAR O MÉDICO E ENÓFILO EDÉCIO ARMBRUSTER DE MORAES (PRESIDENTE DA SBAV/SP), O VIGNERON MATTHIEU PÉLUCHON (DIRETOR DA IMPORTADORA TERROIR), O SOMMELIER DIONÍSIO PINTO CHAVES (BI-CAMPEÃO BRASILEIRO E VICE-CAMPEÃO LATINO-AMERICANO DE SOMMELIERS), O SOMMELIER ÂNGELO CARLO FORNARA (EXPAND WINE EDUCATOR DA EXPAND GROUP), O ENÓLOGO E VIGNERON MÁRCIO MARSON (DA VÍNICOLA MARSON), O ENÓLOGO E VIGNERON JOÃO VALDUGA (DA CASA VALDUGA), O ENÓLOGO PHILIPPE MÉVEL (DA MOET & CHANDON - FRANÇA), O ENÓLOGO MIGUEL ESTEVES RMÉDIOS (DA VINICOLA JMF - JOSÉ MARIA DA FONSECA, DE PORTUGAL), ENTRE OUTROS.
A SBAV/AM CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE 50 CONFRADES E CONFREIRAS QUE POSSUEM COMO OBJETIVO MAIOR A DIVULGAÇÃO, O APRIMORAMENTO DOS CONHECIMENTOS E A TROCA DE EXPERIÊNCIAS EM TORNO DO VINHO.
CLÄUDIO ALBERTO FELSENTHAL FOI O PRIMEIRO PRESIDENTE, E DURANTE A SUA GESTÃO BUSCOU ARDOROSAMENTE CONSOLIDAR E HARMONIZAR, ALÉM DE VINHOS E IGUARIAS, A AMIZADE ENTRE OS PARTICIPANTES DA ENTIDADE.
NO ANO PASSADO O BASTÃO FOI PASSADO PARA O MAIS PRESTIGIADO “CONNAISSEUR” DE NOSSA REGIÃO, O ENÓFILO PEDRO MISSIONEIRO DOS SANTOS, QUE OSTENTA VASTA EXPERIÊNCIA E PROFUNDO CONHECIMENTO, PRINCIPALMENTE SOBRE AS CASTAS E VINHOS FRANCESES, E SE DESTACA PELA COLABORAÇÃO COM A REVISTA “VINHO MAGAZINE”, PELO TREINAMENTO QUE DÁ A COLABORADORES DE BARES E RESTAURANTES E, RECENTEMENTE, PARA ALEGRIA DE TODOS OS SEUS AMIGOS E ADMIRADORES, PASSOU A INTEGRAR O FECHADÍSSIMO “THE WINE CENTURY CLUB”, COM SEDE EM NOVA YORK (USA), E QUE POSSUI EM SEU QUADRO DE AFILIADOS SOMENTE 91 APRECIADORES DE VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO, DOS QUAIS APENAS 6 BRASILEIROS.
OS ENÓFILOS DA SBAV/AM NÃO ESPERAM POR BAIXAS TEMPERATURAS PARA QUE O PRAZER DA DEGUSTAÇÃO DE UM BOM VINHO SEJA OBSERVADO, PRAZER ESTE QUE TEM SIDO CADA VEZ MAIS FACILITADO PELO FATO INQUESTIONÁVEL DE QUE, CONCOMITANTE (FELIZMENTE PARA OS ENÓFILOS EM GERAL) COM A IMPLANTAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DOS AMIGOS DO VINHO EM MANAUS, GARRAFAS DE EXCELENTES VINHOS PASSOU A PROLIFERAR NAS PRATELEIRAS DOS SUPERMERCADOS, ADEGAS DO PORTE DA TOP INTERNACIONAL, VINO Y VIDA, PALAZZOLO (DISTRIBUIÇÃO DA MISTRAL / MARSON / CASA VALDUGA) E DI BACCO, INCREMENTARAM AINDA MAIS AS SUAS ATIVIDADES E ATÉ MESMO ALGUMAS FARMÁCIAS (ACREDITE SE QUISER...), LEVANDO AO EXTREMO OS PODERES TERAPEUTICOS DO VINHO, PASSARAM A PRATICAR A SUA COMERCIALIZAÇÃO.
LÁ SE FORAM 03 (TRÊS) ANOS INESQUECIVEIS DE MUITA AMIZADE E FRATERNIDADE. OUTROS MELHORES COM CERTEZA ESTÃO A CAMINHO! POR ISSO, ERGO MINHA TAÇA DE CARMÉNÈRE E ROGO AO DEUS BACO PELA SAÚDE, FELICIDADE, SORTE E LONGA VIDA DE TODOS OS MEUS QUERIDOS CONFRADES E CONFREIRAS QUE, PELO PRIVILÉGIO DE APRECIAREM E DEGUSTAREM A MAIS HIGIÊNICA E SAUDÁVEL DAS BEBIDAS, LEVAM SUAS VIDAS DE MODO INQUESTIONAVELMENTE LÍQUIDO E CERTO!
Veni, Vino, Vici !!!


Humberto Botelho de Amorim
SBAV/AM - Diretor de Relações Públicas e Divulgação
22 de junho de 2006.

No comments: