Thursday, June 22, 2006







Festival Internacional

É assim que se toca Jazz

Com o objetivo de incluir o Amazonas no roteiro dos grandes festivais internacionais de Jazz e valorizar o conhecimento da população amazonense será realizado nos dias 20 a 23 de julho o “1º Festival Internacional de Jazz”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (SEC) e empresa Coca-Cola. O evento ainda conta coo shows, palestras, oficinas e worshop irão acontecer no Teatro Amazonas e Centro Cultural Largo São Sebastião.
Estudioso do gênero
Um dos convidados locais, Humberto Amorim (55), que também será um dos palestrantes, é um profundo conhecedor do gênero. Durante o evento, ele conta que promoverá palestra sobre a história do Jazz e influências do Jazz em todo o mundo. Entre uma explicação e outra, ele apresentará sua banda All That Jazz Band, que tocará músicas do primeiro disco de jazz (gravado em 1919) do grupo Odjb – Old Dixieland Jazz Band. “Essa apresentação será feita para que as pessoas que não conhecem tenham noção do que é este gênero verdadeiramente”, comenta.
A banda All That Jazz Band é formada por seis integrantes: Humberto Amorim(vocal), Leonardo Pimentel(bateria), Roger Vargas(baixo acústico), Robson Silva(piano), Cláudio (trompete) e Cleider (clarineta). “O grupo está em formação há três meses. Estamos ensaiando todas as quintas-feiras e já temos mais de 50 músicas no repertório”, disse. Artistas como Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Ted Wilson são algumas das referências do grupo. O grupo se apresenta todos os sábados no Café Adrianopolis (na rua Salvador, 195).
Humberto Amorim, também é jornalista e apresentador do Programa Encontro com o Povo (Amazon Sat) e “Programa Momentos do Jazz” (Rádio Amazonas Fm), além de Tradutor, Intérprete Simultâneo de Eventos diplomado pela University of Michigan (USA) e University of Cambridge (England), e Enófilo. No inicio da década de 70 morou nos Estados Unidos e lá despertou para o gênero musical através do saxofonista Stan Getz, que morava perto de sua casa. Segundo ele, Stan Getz foi uma referência mundial.
O palestrante Humberto ainda conta que por meio do seu programa de rádio “Momentos do Jazz”, ele está prestes a entrar no Guiness Book, livro dos recordes. “O programa existe há 11 anos, vai ao ar todo domingo, de 22h à meia-noite. E o Guinness Book está pesquisando sobre o programa, que é o único programa de jazz apresentado por um mesmo locutor, na mesma emissora e no mesmo horário há tanto tempo”, declara. Para participar desta pesquisa, Humberto conta que ele prencheu dois formulários e já foi informado que estão investigando se realmente o programa é o único no Brasil. Caso seja confirmado ele entrará para o livro dos recordes. “Eu pessoalmente acho que o fato do programa ser em Manaus, no coração da selva amazônica, como eles acham, foi o que os deixou com a pulga na orelha”, comenta.
Amazonense de destaque
Outro destaque dos artistas locais convidados é Ítalo Jimenez (foto), que começou na música muito cedo, destacando-se como músico instrumentista-saxofonista. Jimenez participou de diversos grupos instrumentais em Manaus, como Blues na Floresta, Jazzmania, Codajazz e Brasilis; e em São Carlos (interior de São Paulo) desenvolveu um trabalho com o grupo instrumental Selva Caipira. Atualmente é saxofonista solista da Orquestra Amazonas Band – regida pelo maestro Rui Carvalho e também ministra aulas particulares e no CCCS de saxofone, despertando o interesse dos jovens pela música e é claro pelo saxofone! Gravou um CD solo intitulado “Codajazz” dentro do projeto “Valores da Terra”, lançado oficialmente em São Paulo e o CD “Pela Margem” com o grupo instrumental Blues na Floresta.
Segundo Ítalo, já tocou ao lado de grandes nomes do jazz, como Maestro Branco, Proveta, Vinicius Dorin, Daniel Barry e Steve Mostovoy através do projeto “Amazonas Band Convida” e com Nivaldo Ornelas, Mauro Senise e Idriss Boudrioua, em outros momentos. Durante o festival Ítalo Jimenez e Grupo Brasilis, trazem no repertório grandes composições como: Codajazz (Italo Jimenez/Bernardo Lameiras); Lamentos (Pixinguinha); A rã (João Donato) e Capivara (Hermeto Pascoal). Os integrantes da banda são: Ítalo Jimenez (sax alto, soprano e flauta), César Serafim (teclados), Stanley Wagner (guitarra), Hudson Alves (baixo elétrico), Lucio Flávio (bateria) e Knison (percussão).
O Secretário de Cultura, Robério Braga antecipou a programação e informou que para a realização deste evento serão gastos 500 mil reais, sendo 350 mil patrocinado pela Coca-cola e 150 mil pelo Governo do Estado.
Audrey Bezerra - Jornal Amazonas em Tempo - 22.06.2006

No comments: