Sunday, January 25, 2009




Jazzófilos (as),

Neste mesmo dia de hoje, em 1927, nascia no Rio de Janeiro Antonio Carlos Brasileiro Jobim (eu tenho orgulho do Jobim!!), um dos grandes fundadores da nova música popular brasileira e principal criador da bossa nova, que ele mesmo lançou no Carnegie Hall em New York City, no final da década de cinquenta, junto com Vinicius de Moraes, Luiz Bonfá e João Gilberto.

No programa "Momentos de Jazz" daqui a pouco, pelas ondas da nossa Radio Amazonas FM 101,5 ( www.portalamazonia.com), a partir das 20h00, vou prestar tributo a este monstro sagrado trilhando a sua história através das canções que ele compôs e foram gravadas por grandes nomes do cenário musical internacional como Ella Fitzgerald, Elis Regina, Nelson Riddle, Morelenbaum, Sakamoto, Herbie Hancock, Joe Handerson, Shirley Horn, Ron Carter, Ornella Vanoni, Sergio Mendes e Baden Powell entre tantos outros.

Conto com tua preciosa audiência.

Até jazz!

Humberto Amorim

Postado por Kaamirã às Domingo, Janeiro 25,

Sunday, January 18, 2009

Jazzófilos(as),


No programa "Momentos de Jazz" que vai ao ar daqui a pouco a partir das 20h00, horário de Manaus, nas ondas da Radio Amazonas Fm 101,5 ( http://www.portalamazonia.com%29/, iremos homenagear com o mais puro jazz o primeiro presidente negro dos Estados Unidos Barack Obama que cresceu em um dos centros jazzísticos mais importante de seu país, a cidade de Chicago. Isso, com os mesmos grandes artistas do jazz que estarão saudando o novo mandatário em evento paralelo na noite de sua posse e que será transmitido ao vivo pela CNN. Itzhac Perlman, Dianne Reeves, Francesco Cafiso, Dave Brubeck,Winton Marsalis, Paquito D'Rivera, Yo Yo Ma, Freddy Cole, Roy Haynes e a Rainha do Soul Aretha Franklin que cantará para ele durante a cerimônia de posse.

Na seqüência irei destacar o novo disco "Speak Low" do cantor de jazz Boz Scaggs, que está um arraso, e em primeira-mão apresentar o cd com a trilha musical do filme "Cadillac Records" sobre a vida de Etta James estrelado pela maravilhosa cantora Beyoncé Knowles que fez uma leitura inesquecível de "At Last".

O diferencial é que antes da Byeoncé, vamos degustar a própria Etta cantando a mesma canção.

Como sempre, conto com tua preciosa audiência.

Humberto Amorim

Jazzófilo

Postado por Kaamirã às Domingo, Janeiro 18, 2009

Foto: Gabriel Bouys/AFP/Getty Images - Barack Hussein Obama

Jazz para Obama



Jazz at Lincoln Center e a Rockefeller Foundation anunciaram a lista de artistas que irão integrar o evento "A Celebration Of America" no Kennedy Center's Eisenhower Theater em Washington, D.C. durante evento paralelo no mesmo dia da posse do Presidente Obama (na terça feira) e pelo Dia de Martin Luther King, Jr. no dia anterior dia 19 segunda feira as 7h00 p.m.

Angela Bassett e Courtney B. Vance serão os mestres-de-cerimonia. O elenco confirmado é composto por: Alvin Ailey American Dance Theater, Bela Fleck, CASSANDRA WILSON, Chorale Le Chateau of New York City conduzido por Damien Sneed, DAVE BRUBECK, DIANNE REEVES, Don Vappie, Dr. Michael White, Foxborough (MA) High School Jazz Ensemble, FRANCESCO CAFISO, FREDDY COLE, Giovanni Hidalgo, Grace Kelly, Herlin Riley, Jared Grimes, Jazz at Lincoln Center Orchestra, Jessye Norman, Jonathan Batiste, Lucian Barberin, Marcus Gilmore, MARK O'CONNOR, Odadaa! with Yacub Addy, PAQUITO D'RIVERA com Diego Urcola, Alex Brown, Oscar Stagnaro, Mark Walker, ROY HAYNES e Shannon Powell.

Um dos destaques da noite será a manifestação do trompetista Wynton Marsalis e da Juiza Aposentada da Suprema Corte de Justiça da Estados Unidos Sandra Day O'Connor. Eles irão ratificar verbal e publicamente os valores da sociedade civil e dos princípios de democracia que possuem significados no jazz.

A cerimônia será transmitida ao vivo pela CNN na segunda feira MLK Day as 7h00 P.M (horário de Washington D.C)

Nota do blog: Informações enviadas pelo jazzista Humberto Amorim.

Postado por Kaamirã às Sábado, Janeiro 17, 2009
Casa Branca - Whashington - EUA


Música na posse de Barack Hussein Obama



O fabuloso violinista e maestro Itzhac Perlman e cellista francês de origem chinesa Yo Yo Ma foram dois dos quatro artistas selecionados para participar da execução da música que foi especialmente composta por John Williams para a posse de Obama, que será apresentada na Casa Branca durante o baile da gala.

Perlman nasceu em Tel Aviv, British Mandate of Palestine, agora Israel, onde desenvolveu o seu interesse pelo violino ouvindo músicas clássicas pelo rádio. Estudou na Academy of Music em Tel Aviv antes de se tranferir para os Estado Unidos para estudar na Juilliard School com Ivan Galamian e Dorothy DeLay. Sua primeira apresentação foi no Carnegie Hall em 1963, ganhando na ocasião o primeiro lugar na prestigiosa Competição Musical Leventritt . Além das suas famosoas gravações e aparições ocasionais na televisão americana no The Tonight Show de Johnny Carson e Sesame Street, já tocou várias vezes na Casa Branca.

Perlman contraiu poliomielite quando tinha 04 anos. Se recuperou razoavelmente e acabou aprendendo a caminhar com auxílio de muletas. Toca o violino sempre sentado.

Em 1987, integrou-se a Israel Philharmonic Orchestra para concertos em Warsaw e Budapest, e alguns outros países do bloco soviético. Na primavera de 1990 estava com a IPO quando ela tocou pela primeira vez em Moscow e Leningrad, e novamente em 1994 na China e India.

Gravou músicas clássicas, pelas quais é conhecido, e também de JAZZ com o pianista Oscar Peterson (este disco será destacado no programa Momentos de Jazz deste domingo). Fez gravações solo em várias trilhas musicais de filmes entre os quais a Lista de Schindler de John Williams em 1993, que acabou recebendo o Oscar pelo best score. Recentemente foi o solista do filme Memoirs of a Geisha, de 2005 com o cellista Yo-Yo Ma.

Perlman toca um antigo violino Soil Stradivarius de 1714, considerado um dos melhores violinos do periodo dourado dos Stradivarius e um outro do Sauret Guarneri del Gesu de 1743.

Perlman tocou durante a recepção e jantar para Rainha Elizabeth II em Maio de 2007, na Casa Branca.

Itzhak Perlman mora em New York City com sua esposa, Toby, que também é violinista. Tem cinco filhos.

Nota do blog: Informações enviadas pelo jazzista Humberto Amorim.

Postado por Kaamirã às Sábado, Janeiro 17, 2009


Clique para ampliarNota do blog: O internacional Humberto Amorim, desta vez, chegou Galícia-Espanha, com a modesta ajuda deste blog. O blogueiro mata a cobra e mostra o pau.

Postado por Kaamirã às Domingo, Janeiro 18, 2009

Thursday, January 15, 2009

Humberto Amorim e a banda All That Jazz

Jazzófilos(as),

Tá quase na hora na hora da maior curtição jazzistica da Amazonia!!!

Daqui a pouco as 20h00, pelas ondas da nossa Radio Amazonas FM no programa "Momentos de Jazz", vamos começar pelo registro de 1989 do encontro de Ray Charles com Betty Carter (o primeiro grande disco de sucesso em jazz de Ray) onde o destaque recai sobre as canções "Every time you say goodbye, "For all we know" e "Baby it's cold outside".

Na sequencia o virtuosismo do swinging jazz dos monstros sagrados do jazz Herb Ellis, Ray Brown, Harry "Sweets" Edison,George Duke e Plas Johnson capturado ao vivo em 1975. Como disse Satchmo: "Fora deste ritmo, não existe salvação"!!!!

Tem quem ache que Matt Monro é o Frank Sinatra da Inglaterra. No cd "Matt Sings Riddle Swings" percebe-se que essa comparação com Sinatra é polemica, por outro lado é incontestavel o sotaque jazzistico marcante de um cantor que durante a carreira fez sucesso incursionando com vigor pelas trilhas da musica pop. Lembram de "From Russia with Love?". O mestre Nelson Riddle eleva para expoentes superiores a atuação do cantor. Vale a pena conferir.

Nicole Henry edita seu terceiro cd "The Very Thought of You" e se firma cada vez mais como uma grande cantora de jazz. Pelo andar da carruagem musical da cantora,o futuro nos reserva grandes momentos de jazz, com ela.

Conto com tua audiência.

Até jazz.
Humberto Amorim

Postado por Kaamirã às Domingo, Janeiro 11, 2009

Sunday, January 04, 2009

Natalie e Nat King Cole


Jazzófilos(as),
Primeiro programa do ano. Feliz Ano Nove, com saude, prosperidade, paz e a taça cheia de um bom vinho.
Freddy Cole um dos monstros sagrados do genero jazz reabre as comportas da nossa usina de jazz através do programa "Momentos de Jazz" que este ano completará em abril 14 anos, sempre aos domingos de 20h00 as 22h00 pelas ondas da Radio Amazonas FM 101,5.
No cd "A Circle of Love" destaque para a leitura bossanoviana-jazzistica que Freddy faz em inglês de "Manhã de Carnaval" de Luiz Bonfá.
O legendário vibrafonista Lionel Hampton pouco antes de seu falecimento lançou o cd antologico "For the Love of Music" no qual revisitou inovando os seus grandes sucessos como "Flying Home" e "Take the A Train". Audição imperdivel.
Segundo os criticos de plantão, os inglêses de Yorkshire resolveram dar uma resposta local ao estilo de Harry Connick Jr, quando lançaram Peter Grant cantando jazz em 2005. A verdade é que o camarada tem musicalidade de alto nivel e a voz semelhante à dos grandes "crooners" do passado: "The best is yet to come", "The windmills of your mind" e "The more i see you" dão o tom "vintage" a um repertorio impecavel onde inclusive "The Fool on the hill" e "I saw her standing there" dos "The Beatles" pontificam.
A divina Natalie Cole está de volta com o cd "Still Unforgettable" no qual, mais uma vez, canta beneficiada pela moderna tecnologia, com seu pai Nat King Cole o classico "Walking My Baby Back Home". Este cd certamente deverá constar como um dos melhores da carreira da cantora. Anotem ai.
Conto com tua audiência.
Até Jazz!
Humberto Amorim
***
Nat King Cole: Unforgettable
Some people don’t much remember Nat ‘King’ Cole. Some people never really knew about him. But, once you really heard him, he was in a word: Unforgettable.
Decades after his death, a miracle resurrection occurred. It was one of those odd quirks of fate, one of those things that is not supposed to happen, not supposed to work, but it does. A daughter revives her father’s memory by the use of modern technology. On paper this sounds like an ultimate ego trip or some shady producer’s morbid idea of how to milk a legend for all it’s worth. Natalie Cole re-recording her father’s music including a duet with her renowned progenitor. And what do they choose as the major track? Unforgettable.
I, and I am sure thousands of other old heads, shuddered when we heard about the planned recording. What desecration. Talk about digging up the dead. But, give credit where credit is due, somehow this half-baked idea ended up being a success, a bold experiment that really, really worked. Indeed, it too was unforgettable.
The only other thing I have to say is: thank you Nat ‘King’ Cole, not only for being a major force in the development of our music, but also for being a man, a Black man willing to face down white power at a time when lynching was an American sport. You are truly: unforgettable.
—Kalamu ya Salaam

Postado por Kaamirã às Domingo, Janeiro 04, 2009