Sunday, May 18, 2008

Noite de Jazz com Estrelas de Real Grandeza


Jazzófilos(as),

A grandeza das canções compostas por Porter, Gershwin, Berlin, Rogers e Hart, e, tantos outros que compõem o Great American Songbook e as interpretações memoráveis de Sinatra, resultam em momentos musicais definitivamente encantadores, emocionantes.

É justamente o que constataremos no início do programa "Momentos de Jazz" daqui a pouco a partir das 20h00 pelas ondas da Rádio Amazonas jazz FM 101,5 no dial do seu rádio, degustando as gravações do cd "Sinatra & Strings" primeiro trabalho com o arranjador Don Costa que neste debut deu todos os sinais de que integraria o seleto grupo de grandes arranjadores e adicionaria mais brilho a carreira do grande intérprete.

Na sequência o brasileiro Antonio Negreiros no cd "Body and Soul" transforma em bossa nova os versos dos grandes clássicos do jazz.

Jane Monheit no seu primeiro trabalho em 2000 no cd "Never Never Land" (que considero um marco de autenticidade na sua carreira)O segredo de se escrever sobre uma pessoa reside em reconhecer algo definitivo sobre a mesma. Às vezes pode ser um momento de definição ou uma nota musical. Uma nota que somente a cantora de jazz consegue cantar. Como Lorelei, a sereia que encantava os marinheiros no Rio Reno, imortalizada na canção de Gershwin cantada por Ella, Jane faz uma releitura emocionante e... encantadora. Acho que ela deve saber nadar também.

Linda Ronstadt cantora pop de destaque, ousa o quanto pode na companhia do antológico e SAUDOSO arranjador Nelson Riddle e sua grande orquestra no cd "What's New". Os arranjos Nelson para as canções clássicas, compostas entre 1923 e 1949, justificam o fato desta peça ter-se tornado item de colecionador.

Até mais, até jazz!!!

Humberto Amorim

posted by Kaamirã @ Domingo, Maio 18, 2008

Wednesday, May 14, 2008

Noite de jazz com Humberto Amorim


Jazzófilos(as),


Maio é considerado por muitos como o mês das noivas, das mães, de Nossa Senhora Auxiliadora e também de Frank Sinatra, principalmente no programa "Momentos de Jazz" que vai ao ar neste domingo a partir das 20h00 pelas ondas da Rádio Jazz Amazonas FM 101,5 no dial do seu radio.
Frankie saiu definitivamente de cena na noite do dia 14 de maio de 1998 e desde então o programa presta ao grande "entertainer" tributo sistemático, sempre no último domingo de cada mês.
Neste Maio, todos os domingos, um set do programa será inteiramente dedicado ao maior cantor romântico de todos os tempos e dono dos "Velhos Olhos Azuis". Culminaremos a audição Sinatriana no último domingo do mês com duas horas exclusivas de um homem e sua música.
Diana Ross a vocalista dos Supremes, rainha indiscutível da Detroit dos anos dourados da Motown, talvez não tenha se saído tão bem quanto esperado interpretando na Silver Screen a vida de Billie Holiday, mas uma coisa é certa, o repertório baseado nas canções assinadas por Billie está irretocável, com interpretações arrebatadoras.
No cd "Loved Ones", Erin, Rene Marie, Laverne Butler, Robin McKelle, Debora Cox e Alyson Moyet estão simplesmente arrasantes improvisando à solta em cima de grandes peças que compõem o Great American Songbook.
Late night jazz em tradução livre significa paz, serenidade e tranquilidade. Gerry Mulligan improvisando no saxofone alto as notas musicais que compõem "My Funny Valentine", Jeanie Bryson fazendo uma releitura memorável de "Some Cats Know", André Previn solando com alma "Laura", Jeremy Davenport sussurrando "I Thought About You" e o duo Nancy King e Antonio Hart cantando "But Beautiful" com acompanhamento do Ray Brown Trio, por certo nos conduzirão à estados emocionais que prazeirosamente desfrutamos explorar através da música.
Até mais, até jazz!!!!
Humberto Amorim
Momentos de Jazz do Dia das Mães

Saxofonista tenor Flip Phillips


Jazzófilos(as),


Hoje é Dia das Mães e noite de jazz. Vivas especiais pra elas, vivas para o jazz.
Bem no início do programa "Momentos de Jazz" pela Rádio Amazonas Jazz Fm 101,5 no dial de seu rádio, a partir das 20h00, horário de Manaus, dando continuidade ao tributo à Frank Sinatra, que está acontecendo em todos os programas do mês de maio e que será culminado no último domingo do mês com duas horas inteiramente dedicadas ao grande intérprete mundial da canção, vamos curtir o cd "L.A is a Lady" produzido por Quincy Jones e que se tornou um marco na carreira do FAS. A interpretação de "The Best of Everything", "Stormy Weather" e "Mack the Knife" compensa a audição.
No toque clássico do programa , ouviremos o inigualável jazzista saxofonista tenor Flip Phillips no seu trabalho de despedida no cd "Swing is the Thing" que traz como convidados especiais os saxofonistas James Carter e Joe Lovano.
O cantor Tony Bennett durante mais de trinta anos teve como parceiros de gravação e shows os componentes do Ralph Sharon Trio liderados pelo pianista Ralph Sharon. Esta formação marcou toda uma época, até o desaparecimento de Sharon. No cd "Stepping Out" está registrada toda vibração musical deste acontecimento singular na história do jazz .
Madelaine Peyroux filha do Estado da Louisiana, onde se encontra localizada New Orleans, o berço do Jazz e de grandes expressões musicais do gênero, inicou a carreira como cantora sob a pecha de "clone perfeito" da voz de Billie Holiday. No cd "Dream Land" contata-se que a comparação não é de todo exagerada e que a semelhança do timbre vocal das duas cantoras é realmente notável.
Até mais, até jazz!!!
Humberto Amorim

posted by Kaamirã @ Domingo, Maio 11, 2008
Momentos de Jazz: última audição da série dos 12 anos de existência do programa






Jazzófilos(as),

A audição do "Momentos de Jazz" que irá ao ar daqui a pouco as 20h00 nas ondas da nossa Rádio Amazonas Jazz FM 101,5 é a última da série dos 12 anos de existência do programa.

No dia 7 de abril (aniversário de nascimento de Billie Holiday), completaremos 13 anos de presença radiofônica jazzística sem interrupção, na mesma cidade, com o mesmo locutor, no mesmo dia da semana e na mesma rádio.

Para marcar esta ocasião tão especial para mim e todos os ouvintes aficionados do jazz, preparei a seguinte programação:

Jerry Lewis, exemplo clássico do "Renaissance Man", que completou 82 anos no último 16 de março, gravou em 1956 o cd "Jerry Lewis Just Sings" e colocou na décima posição da parada da época, a canção composta em 1916 "Rock-a-Bye Your Baby with a Dixie Melody" cuja vendagem em hit single alcançou 10 milhões de cópias.

Jerry foi o único cantor/ator/comediante/produtor/escritor a ser apontado para o prêmio Nobel da Paz.

O cd "The Genius of Phil Bodner" resgata o dom de improviso, a versatilidade e toda musicalidade de um dos maiores (embora jamais tenha recebido o devido reconhecimento) clarinetistas de toda história do jazz Phil Bodner. Phil é prova incontestável de que sem o apoio da mídia e de intenso marketing pessoal grandes talentos deixam de ser reconhecidos.

Curtis Stigers está impagável no novo cd "Real Emotional" quando interpreta de Bob Dylan "I'll be your baby tonight"; a fenomenal Claudia Acuña no seu mais recente cd "Rhythm of Life" mistura latinidade com jazz e ratifica sem restrição a sabedoria de Dizzy Gillespie que declarou que o futuro do jazz está na região do Caribe.

Romanticamente fecharemos esta histórica audição apresentando Lee Lessack, jovem cantor que em seu novo trabalho homenageia com toda pompa e muito talento o compositor Johnny Mercer no cd "Too Marvelous for Words".

Até mais então, até jazz!!!

Humberto Amorim

posted by Kaamirã @ Domingo, Março 30, 2008