Faleceu aos 75 anos de idade no dia 1 de maio, o trombonista de válvula, compositor e lider de orquestra canadense Robert Murray Gordon McConnell, popularmente conhecido no mundo da música como Rob McConnell.
Estudou música com jazzistias incluindo Maynard Ferguson e Gordon McConnell. Rob tornou-se famoso como o lider da banda "Boss Brass" com a qual lançou vários discos e atuou em clubes de jazz, teatros e festivais em todo mundo.
A banda foi formada em 1968 e acompanhou vários artistas , como Mel Tormé, com quem gravou um CD antológico. Gravou também com renomados músicos canadenses como Ed Bickert, Don Thompson, Terry Clarke, Ian McDougall, Moe Koffman, Sam Noto, Guido Basso e Rick Wilkins.
A banda "Boss Brass" foi indicada para vários Grammy e a três prêmios Juno. Rob McConnell também liderou o "Rob McConnell Tentet"chegando a gravar muitos discos.
McConnell tinha orgulho das suas bandas e dos seus músicos. A maioria dos seus discos tinham os comentários redigidos por ele mesmo nos quais exaltava as qualidades musicais de seus parceiros musicos.
McConnell foi incluido no "Canadian Music Hall of Fame" em 1997 e recebeu a comenda "Order of Canada" em 1998.
O radialista canadense Ross Porter, presidente da radio Jazz FM, disse que McConnell foi: “Um dos maiores talentos da música. Sua estatura, talento e importância o colocou na galeria dos jazzistas canadenses do calibre do pianista Oscar Peterson.
Rob foi três vezes vencedor do premio Grammy se constituindo em um verdadeiro inovador da musica jazz. Um trombonista, líder de orquestra, compositor, que atuou de forma diversa contribuindo com o corpo do seu trabalho e sua devoção pela música que amava.
Era um grande contador de histórias e para sempre será lembrado pelas gerações futuras.
Rob McDonnell, descanse em paz.
Tributo à Rob McConnell.
Referencia - Jazztimes / Lee Mergner
No comments:
Post a Comment