Monday, April 06, 2009


ANDRÉ PREVIN, UM APAIXONADO POR JAZZ.
André Previn nasceu Andreas Ludwig Priwin a 6 de Abril de 1929 em Berlim. Na sua juventude a família mudou-se da sua nativa Alemanha para a California, nos Estados Unidos, onde Previn estudou composição com Mario Castelnuevo-Tedesco e Joseph Achron e direcção de orquestra com Pierre Monteux. Previn começou a trabalhar nos estúdios de Hollywood como orquestrador e pianista com apenas dezassete anos (o seu tio Charles Previn também trabalhou em Hollywood, tendo recebido um Oscar em 1937 por One Hundred Men & a Girl). No decurso da sua carreira em Hollywood, Previn recebeu quatro Oscar (três por adaptação e direção musical e um por melhor partitura com Irma La Douce) e fez grandes amigos, entre os quais John Williams, de quem dirigiu importantes estréias das suas peças de concerto.
Em 1993 foi nomeado maestro laureado da London Symphony Orchestra e é convidado habitual da Boston Symphony, San Francisco Symphony, Vienna Philharmoniker, Salzburg Festival e New York Philharmonic.
Durante a carreira, de vez em quando, voltava para os braços de um amor antigo - o jazz. Gravou discos antológicos com o contra-baixista Ray Brown e o guitarrista Joe Pass.
As muitas honras de Previn incluem quatro Oscar pelo seu trabalho em Hollywood, um Life Achievement Award do Kennedy Center (1998) e foi feito Cavaleiro em Janeiro de 1996 por Sua Majestade a Rainha Elizabeth II.
Atualmente divide a sua residência entre o seu apartamento em New York e casa na ilha Martha's Vineyard, ao largo de Massachussets.

No comments: