UMA CONVERSA CHEIA DE MISTÉRIO!
Trechos da conversa mantida entre o ex-Prefeito do Municipio Amazonense de Nova Olinda do Norte José Gomes de Albuquerque (1977-1982) com um americano técnico da Petrobras. (publicado pelo Jornal "A Critica" em 07 de Abril de 1980)
Ex-Prefeito: " O gringo era meu amigo. Todos os dias ia passear no meu sítio, aqui perto da cidade. Quando veio a notícia de que a Petrobras ia fechar os poços de petróleo e se retirar da região, o americano foi se despedir de mim lá no sítio. Perguntei a ele se o petróleo encontrado ali não seria explorado".
Americano: Oh! petróleo aqui ser bom, Amazonas onde furar jorra petróleo.
Ex-Prefeito: E aqui em Nova Olinda?
Americano: Aqui bacia de petróleo. Poço de petróleo bastante comercial.
Ex-Prefeito: E então, por que não retiraram este petróleo?
Americano: Oh! Petróleo no Amazonas, no pra mim, no pra você, talvez pra essa criança. (disse apontando para meu filho que na época tinha seis anos e estava do meu lado).
Ex-Prefeito: Por isso mesmo é que a gente fica sem fé, quando sabe que até um técnico americano confirmou sobre a riqueza do nosso petróleo. Fiquei impressionado e perguntei dele o por quê daquilo tudo.
Americano - '"ISSO RESERVA DO MUNDO", missão do governo americano e brasileiro só pesquisar.'
FATO CURIOSO: O PONTO DE PARTIDA PARA O SEGUNDO ROUND SAIU DO BICO DE UMA CANETA BIC.
Conheci e mantive agradável conversa durante minha visita à Nova Olinda do Norte com o Sr. Gumercindo Silva.
Homem muito respeitado e exaltado pela população do municipio é considerado por todos como o responsável direto pela mudança dos rumos na questão da reserva de sal de potássio ( silvinita ) estimada em mais de 1,06 bilhões de toneladas e avaliada em 178 bilhões de dólares e que se extende pelas terras de Nova Olinda e de seis outros municipios.
Tudo isso baseado no fato incontestável de que foi o Sr. Gumercindo, que é mineiro de nascimento e está no Amazonas desde 1959 quando aqui chegou como funcionário do Banco do Brasil, quem escreveu com muita determinação desde 1986, cartas que foram dirijidas a todos os presidente e muitos politicos enquanto estiveram de posse do poder em Brasilia, sobre o potencial da reserva de silvinita, sempre solicitando providências para o inicio de um processo que levasse à exploração.
Seo Gumercindo me disse que o Presidente FHC respondeu a uma de suas cartas, mas ficou por isso mesmo.
O milagre, segundo ele, aconteceu depois que enviou no dia 6 de Agosto de 2004, uma carta para o Presidente Lula que foi respondida no dia 2 de Setembro do mesmo ano. Desde então o processo de viabilidade do projeto silvinita foi detonado e culminou no último fim-de- semana com as seguintes informações concedidas pela representante da Petrobras Sra. Glaucia Delgado durante o II Fórum Sobre Exploração de Silvinita em Nova Olinda do Norte:
08 de Maio 2006 - expira o prazo para entrega das propostas pelas empresas que responderem a licitação publica nacional/internacional para exploração de silvinita no Amazonas.
Julho 2006 - Apresentação pela Petrobras do Data Room com todos os requesitos e informações sobre a área a ser explorada, capital inicial a ser investido etc.
Março/Abril de 2007 - Abertura das propostas e anúncio da empresa vencedora da licitação.
DNPM assume a liderança do projeto em conjunto com a empresa vencedora.
Inicio provável da prospecção - Fevereiro de 2008.
Base da operação: ninguém sabe, só depois do anúncio da empresa vencedora, segundo me disse Claudio Scliar representante oficial do Ministério das Minas e Energia no evento.
Corre a boca-pequena que sobre onde deverá ficar a base das operações já existe disputa velada entre as prefeituras dos municipios que serão beneficiados pela exploração do mineral. Ouvi dizer que o municipio de Itacoatiara alegando possuir 1/3 da reserva em suas terras está se preparando para uma boa briga. Quem viver, verá.
Preparação
4 years ago
No comments:
Post a Comment