Sunday, October 19, 2008
Sunday, October 12, 2008
Foto: Rogelio Casado - Juan Casado no escritório do papai - Manaus-AM, 2008
Escrevo essas mal-traçadas para fazer um protesto. O programa Momentos de Jazz de hoje deveria ser intitulado Jazz for Kids. Qualé tio?!, hoje é Dia das Crianças, tá ligado?
Vou lhe dizer o que crianças (como eu) gostam de ouvir: Old McDonald (Ella Fritzgerald); Ain't Nobody Here but Us Chickens (Louis Jordan and His Tympany); Yes! We Have No Bananas (Louis Prima); Chicken Rhythm (Slim Guillard); Mumbles (Oscar Peterson); The Muffin Man (Ella Fritzgerald); When the Red, Ree, Robin Comes Bob, Bob, Bobbin' Along (Carmen McRae).
Nem precisava usar o programa todo; bastava a primeira metade.
E para fechar com chave de ouro, você poderia encerrar com a música que é "indubitavelmente" uma das mais belas interpretações de Louis Armstrong: What Wonderful World.
Por essa você está perdoado, mas não me falte no próximo Dia das Crianças. Algumas já são seus ouvintes hoje, outras serão amanhã.
Estarei no escritório da minha casa, nesta cadeira que o senhor vê na fotografia, ouvindo, no colo do meu pai, o seu programa. Estou certo de que ele será tão bom com o dos outros domingos.
O rádio que você vê ali no fundo foi da minha bisavô Maria Casado, que nele ouvia Rádio Havana-Cuba, Voz da América, Rádio Moscou quando meu pai era pequenino. Hoje ouvimos jazz. Aliás, ouvimos jazz todos os dias pela manhã, no som da sala de estar, antes de ir para a escola.
Saudações rubro-negras (mesmo apanhando de três em pleno Maraca no dia de ontem).
Afetuosamente,
Juan Casado
Postado por Kaamirã às Domingo, Outubro 12, 2008
Jazzófilos(as),
No nosso programa "Momentos de Jazz", a partir das 20h00 deste Domingo das Crianças pelas ondas da Rádio Amazonas Jazz FM 101,5, destacaremos inicialmente o antológico e único encontro musical entre o cantor Bill Henderson e o Oscar Peterson Trio (Ray Brown e Ed Thigpen) em 1989.
Logo a seguir, nos dois blocos subsequentes, prestaremos tributo ao talento, versatilidade e musicalidade de Bobby Darin, uma das mais importantes figuras que ajudaram Las Vegas a se estabelecer como a Cidade Mundial do Entretenimento.
Escolhemos o cd "The Legendary Bobby Darin" com o registro de algumas das melhores apresentações do cantor em Vegas. O cantor faleceu prematuramente aos 37 anos de idade, mas aos 25 anos declarou à Time Magazine que sua grande meta era se tornar uma lenda musical antes dos 25 anos. Bobby Darin, o Homem da Renascença no universo musical. Conferência obrigatória.
O ator Kevin Spacey, fã de carteirinha de Bobby Darin levou para as telas dos cinemas a vida do cantor. O filme recebeu o título de uma das mais famosas canções assinadas por Bobby, "Beyond the Sea". O diferencial é que além do papel de ator principal Kevin gravou a trilha sonora do filme que ficou sob a batuta do lendário produtor Phil Ramone. Que viagem!!!!
A contra baixista Esperanza Spanding é uma das grandes revelações musicais dos últimos tempos. No excelente trabalho exposto no cd "Esperanza" a leitura que ela faz do "Samba em Preludio" de Baden Powell e Vinicius de Morais e "Ponta de Areia" de Milton Nascimento em Português, além dos solos e variações no contra-baixo acústico, valem a audição.
A gente se vê! Até jazz!!!!
Humberto Amorim
Postado por Kaamirã às Domingo, Outubro 12, 2008
Sunday, October 05, 2008
Jazzófilos(as),
No programa "Momentos de Jazz" deste domingo democrático a partir das 20h00 nas ondas da Rádio Amazonas FM 101,5 iniciaremos com o momento clássico homenageando dois monstros sagrados da música brasileira: o saudoso e magnífico Dorival Caymmi e Milton Nascimento, que tiveram suas composições registradas pela Divina Sarah Vaughn no cd "Brazilian Romance".
O novo disco de Patricia Barber "The Cole Porter Mix" é o resultado de um projeto para o qual a cantora dedicou cuidadosa atenção, pois a idéia era dar as maravilhosas composições de Cole uma roupagem contemporânea e, dentro da medida do possível, original. A primeira canção do repertório, "Easy to Love" ganhou orquestração baseada na nossa bossa-nova e o resultado é dos melhores.
O mestre do Great American Songbook, o pianista e cantor Michael Feinstein concluiu finalmente o tributo ao inigualável Frank Sinatra que ele intitulou "The Sinatra Project", incontestável celebração da sensibilidade musical do Old Blue Eyes. Destaque para o fato de que Sinatra mesmo tendo gravado inúmeras canções de Cole Porter, acabou deixando para trás uma das mais famosas, "Begin the Beguine". Michael gravou esta canção imaginando como ela teria sido orquestrada por Nelson Riddle, um dos arranjadores mais prestigiados por Sinatra. O resultado é curtição pura.
A Primeira-Dama da Canção Ella Fitzgerald celebrou o seu aniversário de 40 anos em Roma diante de uma platéia de extasiados fãs italianos. Ella está solta, leve e felicíssima neste registro musical no Teatro Sistina em 25 de Abril de 1958 na companhia de Oscar Peterson, Herb Ellis, Ray Brown, Gus Johnson, Lou Levy e Max Bennett. A imitação que ela faz de Louis Armstrong em "I Cant Give Anything But Love" é impagável, vale a audição.
Até Mais, até Jazz!!!
Humberto Amorim
Postado por Kaamirã às Domingo, Outubro 05, 2008