Wednesday, January 13, 2010

JOE PASS, O MAIOR GUITARRISTA DO JAZZ.


O guitarrista de jazz Joseph Anthony Passalaqua, mais conhecido no mundo da música como Joe Pass, nasceu no 13 de janeiro de 1929 em New Brunswick. Joe é considerado um maiores nomes da guitarra de jazz e começou a tocar guitarra aos 9 anos de idade, e já aos 14 anos, tocava em conjuntos profissionais quando ainda estava no colégio, entre outros, com a banda de Tony Pastor. Ao deixar o serviço militar, tocou com Charlie Barnet em 1947.


Durante os anos 50 às voltas com o vício das drogas, passou por grandes transtornos social e profissional, tendo inclusive passado algum tempo na prisão por causa disso.


Em 1962, livre das drogas, graças ao trabalho de reabilitação na Synanon Foundation, retornou para o mundo da música, ou melhor, ingressou, de uma vez por todas, pois até então, era quase um desconhecido).
Ao longo de sua brilhante carreira tocou com Gerald Wilson, Les McCann,George Shearing, Benny Goodman, Ella Fitzgerald,Count Basie, Duke Ellington e Dizzy Gillespie.



As apresentações em palcos e o disco que gravou com a primeira -dama da canção Ella Fitzgerald, tornaram-se antológicos.



Joe Pass, faleceu em maio de 1994.



Joe Pass e Ella em "Cry Me River"






Referencia - Wikipédia

No comments: